CAPÍTULO 9 COMO ASSEGURAR A SALVAÇÃO

"Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" (1 João 5:13).
Todo crente, mesmo o mais novo na família da fé, tem o direito de sentir-se absolutamente seguro de que a vida eterna lhe pertence no presente. Olhar para dentro de si mesmo é estremecer. Olhar para a obra consumada do Calvário é triunfar.

Larry Mc Guill

* * *

"Posso estar realmente certo da salvação?"
Essa pergunta foi feita recentemente por um jovem tomado pela dúvida. Ele tinha perdido toda paz interior que possui, e estava então buscando ansioso uma palavra de esperança.
A Bíblia nos diz que podemos saber, sem a menor som¬bra de dúvida, que somos filhos de Deus. A segurança da salva¬ção pode ser sua já nesta vida.
É chocante verificar quantas pessoas sofrem do mal a que damos o nome de dúvida. A incerteza vem roubando de milha¬res de pessoas a alegria da salvação.
Indivíduos que lêem a Bíblia, oram com sinceridade, fre¬qüentam fielmente a igreja, e agem com honestidade em todos os seus contatos com outras pessoas, podem, mesmo assim, continuar incertos quanto à realidade do perdão e se sentir frus¬trados, deixando de viver vitoriosamente.
É possível ter a certeza da salvação? O que a Bíblia tem a dizer sobre isso? Em 2 Coríntios 13:5, Paulo escreve: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé". Em 2 Pedro 1:10 lemos: "Procurai com diligência cada vez maior, confir¬mar a vossa vocação e eleição". A segurança da salvação é um dos maravilhosos dons de Deus. Todo crente deveria saber que possui a salvação.
A segurança não só é coisa possível como necessária, pois é essa realidade que traz poder e propósito à nossa vida. A se¬gurança representa para o cristão uma fortaleza contra as cila¬das do demônio. Uma salvação incerta é triste de se ver, repe¬lindo as pessoas em lugar de atraí-las. A segurança acrescenta zelo e vitalidade ao serviço cristão.
Não viva em dúvida: avance com firmeza a fim de gozar das grandes coisas de Deus. A segurança não é necessária para a salvação, mas sim para que possamos ter vidas triunfantes.
Qual o verdadeiro significado da palavra segurança! Segu¬rança para o cristão é a confiança inabalável na salvação con¬sumada que resulta de uma fé consciente. Este conhecimento não é apenas o privilégio, mas o dever de todo cristão.

CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS
"Como posso ter essa segurança?", pergunta você. Deve¬mos começar com a Bíblia. A segurança da salvação é baseada na aceitação da Bíblia como a Palavra infalível de Deus. À me¬dida que aplicamos as promessas da Bíblia à nossa vida, a dúvida se afasta.
Uma ilustração bíblica desta verdade nos é dada na vida de Abraão. Abraão recebeu uma promessa de Deus que era impossível de ser realizada do ponto de vista humano. Todavia, a Bíblia diz: "não duvidou da promessa de Deus, por incredu¬lidade" (Romanos 4:20). Também ficamos sabendo que "Abraão. . . creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça" (Gaiatas 3:6). As promessas de Deus são tão seguras quanto o próprio Deus.
O apóstolo João conheceu as dificuldades da dúvida. Ele viu muitos procurando sem jamais encontrar; desejando, mas ainda aguardando; vendo, mas ainda ambicionando por causa da incerteza. "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" (1 João 5:13). O objetivo é: "saberdes que tendes a vida eterna". A palavra "saber" significa "reconhecer a qualidade de". O apóstolo João escreveu esses versículos para que pudéssemos reconhecer a qualidade de nossa posição em Cristo. Este não é um ponto de opinião, nem de inferência, mas uma revelação de Deus. A segurança se apóia na veraci¬dade de Deus. Mostrar-se incrédulo é fazer Deus mentiroso.
Meu amigo, confie em Deus e o temor o deixará, sua cons¬ciência irá tranqüilizar-se. Seu coração encontrará repouso.
Imagine um prisioneiro que recebe o perdão. Ele lê o documento oficial, mas fica tão surpreso que a notícia o con¬funde. Suponhamos que você lhe pergunte: "Sente-se perdoa¬do?" Ele replica: "Não, não me sinto. Foi tudo tão repentino!" Você insiste: "Se não se sente perdoado, como pode saber que o foi realmente?" "Ó," responde ele, enquanto indica o do¬cumento, "esta é a minha garantia". A Bíblia é o documento que garante o perdão de Deus a todo crente.

INTERPRETAÇÕES ERRADAS MAIS COMUNS
Quase sempre surgem mal-entendidos que fazem alguns cristãos chegarem à conclusão de que a segurança da salvação é impossível. Um amigo recentemente comentou: "Não posso ter certeza de que sou do Senhor até o dia de minha morte. É presunção mostrar-se tão certo".
Eu lhe garanti que a segurança não inclui arrogância, mas um conhecimento humilde da aceitação presente por parte de Deus. Esta confiança se baseia na obra consumada de Cristo. Não se trata de autoconfiança, pois as Escrituras afirmam: "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua mise¬ricórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tito 3:5). Meu amigo, é presunção aceitar aquilo que Deus disse?
O carcereiro de Filipos exclamou: "Que devo fazer para que seja salvo?" (Atos 16:30). Paulo respondeu: "Crê no Se¬nhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa" (v. 31). O carcereiro filipense creu e foi convertido. É presunçoso crer em Deus?
Você pergunta: "E se eu não for um dos eleitos?" Jesus disse: "Para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Isto inclui você! A salvação é oferecida a todos. A Bíblia diz que todos os homens são pecadores, e que se invocarmos o Senhor seremos salvos. Dwight L. Moody costumava dizer: "Os eleitos são os poucos que crêem; os não-eleitos são aqueles que não crêem". A segu¬rança não é prerrogativa de uns poucos escolhidos, mas de todo o povo de Deus.
Outros pensam que precisam saber o dia e a hora de sua decisão. É maravilhoso saber isso, mas não é necessário. Uma amiga muito querida estava preocupada porque não sabia a hora exata de sua conversão. Estava certa de ter recebido Cristo como Salvador e Senhor, mas não sabia quando. Eu lhe garanti que a sua segurança da salvação era mais importante do que saber a data exata em que tinha sido salva. "Mas," diz você, "se não souber a data, como pode ter certeza?"
Permita que eu pergunte: "Como você sabe que está vivo fisicamente?" "Oh!" você responde, "Eu respiro, como, penso, tomo decisões."
O mesmo acontece espiritualmente; se você foi convertido, irá interessar-se pelos assuntos espirituais, irá aspirar a atmos¬fera do céu pela oração, lera a Bíblia, e freqüentará assiduamente a igreja local em que Deus o colocou. No caso de sua vida em nada diferenciar-se daquela do não-convertido, então talvez você nunca tenha sido convertido.
Existem também aqueles que acreditam ser necessário atra¬vessar o vale do terror e das lágrimas antes de terem certeza. As lágrimas que resultam do verdadeiro arrependimento são belas, mas simples lágrimas de remorso não têm valor, se apóia em fatos. A Bíblia afirma: "Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4). Esses são fatos. Depois dos fatos vem a fé, e a seguir os sentimentos. Muitas pessoas carecem de segurança porque deixam de compreender um ponto muito importante: a fé traz segurança!

CONHECIMENTO ATRAVÉS DO TESTEMUNHO INTERIOR
A segurança da salvação é possível mediante o testemunho do Espírito Santo. Na sua conversão você se tornou habitação do Espírito Santo. Este hóspede celestial quer a absoluta sobe¬rania em sua vida. Render-se ao Espírito Santo traz segurança definida. Grande número de pessoas por negligência ou falta de conhecimento, entristecem o Espírito Santo e sabem pouco ou nada do testemunho interior. O apóstolo Paulo nos ensinou: "Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito tes¬tifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo" (Romanos 8:15-17). Quanta segu¬rança encontramos aqui! Desde que Deus é nosso Pai e nós Seus filhos, clamamos: "Aba, Pai", ou, literalmente, "Meu Pai querido". Essa exclamação é proferida pelo Espírito Santo.
Quando a criança começa a falar, ela faz uso das consoan¬tes e das vogais mais simples; e como só sabe pronunciar uma única sílaba, ela a repete constantemente. Por isso diz: "papai" e "mamãe". "Aba" é o termo aramaico para o nosso "papai". O temor servil é substituído pelo amor puro como o da criança e pelo espírito de adoção em lugar de cativeiro. Existe uma rela¬ção de pai e filho, e estamos na família de Deus. Da mesma forma que a falta de confiança por parte do filho magoa os pais terrenos, a dúvida entristece o coração de Deus. A segurança se baseia primariamente nas promessas da Palavra de Deus, e depois subjetivamente na experiência do crente. Existe perigo nesta questão de fazer da experiência de outros um modelo para os demais.
O testemunho do Espírito é quando o Espírito Santo que habita em nós testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. O Espírito Santo abre nossos olhos para os valores eternos, ilumina nossas mentes para discernirmos a verdade, enche nossos corações de amor divino, nos dá compaixão pelo próximo, intercede por nós quando não sabemos como orar, consola nas horas de tristeza, fortalece em meio às batalhas, ani¬ma-nos no vale da derrota. Essas são algumas das obras do Espírito no crente. A Palavra de Deus diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bon¬dade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gaiatas 5:22-23). Se o fruto do Espírito está em evidência, você pode estar certo da obra graciosa de Deus em sua vida.
Certo soldado estava morrendo no campo de batalha, quando o capelão lhe perguntou: "De que igreja você é?"
"Da Igreja do Senhor Jesus Cristo" respondeu ele.
"Quero saber é qual a sua convicção?"
"Minha convicção!", replicou o soldado ferido, olhando para o alto. "Estou convicto de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer ou¬tra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38-39).
Ao terminar uma conferência, eu estava cumprimentando as pessoas quando um senhor de aspecto distinto aproximou-se e me perguntou: "Posso falar-lhe alguns minutos sobre a minha salvação pessoal? Estou completamente confuso". Ele continuou dizendo que tinha aceito o Senhor como Salvador, mas tinha pouca paz interior e confiança cristã. "Ao ouvir sua mensagem decidi que tinha de resolver esse assunto."
Eu lhe respondi: "Faça primeiro um exame de sua vida pra ver se tudo está bem entre você e o Senhor. Os crentes carnais têm geralmente muitas dúvidas. Se o Espírito Santo tiver sido entristecido por causa de sua obstinação ou pecado, não poderá testemunhar eficazmente quanto à sua salvação, por não existir harmonia. O testemunho do Espírito Santo é muitas vezes anulado por esta razão. Segundo, depois de descobrir o erro, confesse-o abertamente ao Senhor. Terceiro, procure supe¬rá-lo e faça obras que provem o seu arrependimento".
"É isso", interrompeu ele. "Tenho sido negligente; há pe¬cado em minha vida, e preciso corrigi-lo".
Inclinamos a cabeça em um momento sagrado de silêncio, enquanto ele buscava o perdão gracioso de Deus. Era evidente que o Senhor estava conosco, pois quando nos levantamos o homem sofrerá uma transformação. Seu rosto, sua voz, toda a sua atitude irradiava uma abençoada segurança. O viver ne¬gligente sempre cria dúvidas, mas o oposto é também verdade. A dúvida leva ao viver negligente.
Você deve estar lembrado da história de Moisés, quando subiu ao Monte Sinai para receber a Lei. Quando viram que ele não voltava, os israelitas se queixaram a Arão de sua ausência. Como Moisés não voltou, eles duvidaram. À duvida seguiram-se sugestões pecaminosas e logo os israelitas estavam dançando ao redor de um bezerro de ouro. A vida pecaminosa enfraquece o testemunho do Espírito Santo.

CONHECIMENTO PELAS OBRAS DE SUA VIDA
A segurança da salvação está baseada no fruto produzido pela nossa vida. Examinemos algumas provas bíblicas.

1. Obediência
O primeiro teste é o da obediência. "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus manda¬mentos, é mentiroso e nele não está a verdade (1 João 2:3-4).
Você obedece à Palavra de Deus? Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15). "Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos man¬do?" (Lucas 6:46).
Você quer fazer as obras do Senhor? Você se alegra na Lei do Senhor? Você aplica a Palavra? A segurança constante depende da obediência prática à Palavra de Deus. A obe¬diência é uni bom teste, pois Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27). E novamente: "Aquele que. . . faz o que é justo lhe é aceitável" (Atos 10:35).

2. Amor pelos irmãos
Você tem amor cristão? Amor pelo povo de Deus é evi¬dência de salvação pessoal. "Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas" (1 João 2:9). "Porque a mensagem que ouvistes é esta, que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassi¬nou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão justas" (1 João 3:11-12). Muitas pessoas que se dizem cristãs não têm amor pelo próximo.
Você está seguindo Caim ou Cristo? A prova do amor é importante. Algumas vezes você talvez não tenha bem certeza de que ama ao Senhor. Posso perguntar-lhe: "Você ama sua mãe?"
"Claro", me responde.
"Bem", digo eu, "como sabe disso?"
"Pela minha afeição e pelas coisas que faço por ela", diz você. Então, você também pode saber se ama ao Senhor pelas coisas que faz por Ele. O homem natural está em conflito com Deus. "Todo aquele que ama é nascido de Deus" (1 João 4:7). Você ama aos demais cristãos? "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte" (1 João 3:14). "Nisto conhe¬cerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35).

3. Amor pela Palavra de Deus
Você ama a Palavra de Deus? Davi afirmou: "Os precei¬tos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos" (Salmo 19:8-10).

4. Desejo de adorar
Você ama a casa de Deus? "Alegrei-me quando me disse¬ram: Vamos à casa do Senhor" (Salmo 122:1).

5. Fruto do Espírito
Você manifesta os frutos do Espírito? "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bon¬dade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei" (Gaiatas 5:22).
Depois do apóstolo Paulo ter encontrado a Cristo, sua vida foi uma prova de sua conversão. Amor é coisa difícil de escon¬der. Quando um jovem ama, seus sentimentos são evidentes. O mesmo acontece no campo espiritual. Pergunte de novo a si mesmo: "Amo o Senhor? Amo Seu povo? Amo a Bíblia. Tenho prazer em orar? Gosto de estar na casa de Deus?" Suas respostas irão ajudá-lo a conhecer a sua posição.
Todos nós passamos por momentos de dúvida. Bunyan fala de "estar com as idéias muito confusas". Todavia, podemos ter agora a certeza da vida eterna, pois Jesus disse: "Quem crê, tem a vida eterna" ((João 6:47). Qualquer coisa que esteja em contradição com as palavras de Jesus é mentira. "Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem" (Romanos 3:4).
Abraão, mesmo em face ao desconhecido, sentia-se perfeita¬mente seguro. "Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador" (Hebreus 11:8-10).
Davi tinha plena segurança. "Eu, porém, na justiça con¬templarei a tua face" (Salmo 17:15).
Daniel mantinha jubilosa confiança. "O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo" (Daniel 11:32).
Jó possuía abençoada segurança. "Porque eu sei que o meu Redentor vive" (Jó 19:25).
Paulo sentia imensa certeza. "Porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12).
O apóstolo João estava seguro da sua salvação: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna" (1 João 5.13).
Milhares de pessoas vieram a conhecer esta segurança aben¬çoada.
Quando Sir Michael Faraday, conhecido cientista cristão, estava para morrer, alguns jornalistas lhe perguntaram sobre suas especulações a respeito da alma e da morte. "Especula¬ções?" exclamou surpreso o moribundo. "Nada sei sobre espe¬culações, estou apoiado em certezas. "Porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12).

LEMBRETES
Segurança para o cristão é a confiança inabalável na sal¬vação consumada que resulta de uma fé consciente.
A segurança se apóia na veracidade de Deus. Mostrar-se incrédulo é fazer Deus mentiroso.
Render-se ao Espírito Santo traz segurança definida.
A vida pecaminosa enfraquece o testemunho do Espírito Santo.
A segurança constante depende da obediência prática à Palavra de Deus.

PERGUNTAS
1. É possível estar seguro da salvação? Cite dois versículos das Escrituras que confirmem sua resposta.
2. Qual o significado da palavra "segurança"?
3. Podemos possuir segurança da salvação de conformidade com 1 João 5:13?
4. Cite quatro erros de interpretação relativos à segurança da salvação.
5. O que quer dizer testemunho do Espírito Santo?
6. Existe uma relação entre a obediência e o testemunho do Espírito Santo?
7. A segurança da salvação pode ser vista em pelo menos qua¬tro áreas. Quais são elas?

0 comentários: