CAPÍTULO 7 HORA SILENCIOSA

"Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava" (Marcos 1:35).
André Bonar, grande homem de Deus, tinha três regras de vida: (1) Não falar com ninguém sem antes ter falado com Jesus Cristo. (2) Não fazer nada sem antes ter-se ajoelhado a orar. (3) Não ler os jornais sem antes ter lido a Bíblia.

* * *

Vivemos em um mundo ruidoso, que se move com gran¬de rapidez!
A rapidez com que a maioria de nós se movimenta é sim¬plesmente aterradora. Mais do que nunca precisamos calcular nosso tempo a fim de fazermos aquilo que é necessário. Devido à nossa atividade febril, muitas coisas importantes se perdem na confusão. Ficam por fazer.
Cada um de nós precisa decidir quais as suas prioridades. Somos nós que determinamos o que deve ter o primeiro lugar em nossa vida: passar tempo com Deus ou fazendo qualquer outra coisa. Esta é uma decisão pessoal. Precisamos decidir o que é essencial e o que é secundário.
Infelizmente, para muitos cristãos, a hora silenciosa não ocupa um lugar importante na lista; ela depende do relógio, sendo por vezes eliminada do seu dia. Essa atividade que deve¬ria ser a mais importante para nós é posta de lado, deixando-nos espiritualmente fracos e enfermos.

O QUE É A "HORA SILENCIOSA"?
A hora silenciosa do cristão é aquela que ele passa com Deus Pai. Mais especificamente, é o tempo separado cada dia para orar, meditar sobre a Palavra de Deus e estudá-la. É des¬sa hora silenciosa com Deus que extraímos força, sabedoria e orientação para nossa vida diária. Sem um devocional diário nós nos tornamos espiritualmente anêmicos, famintos e caímos facilmente nas garras do diabo.
A hora silenciosa pode ser comparada a um banho espi¬ritual. Ela lava, refresca e renova o nosso íntimo. Ajuda a pro¬teger-nos da corrupção moral que nos cerca. Ela nos prepara, como soldados cristãos, para entrar na batalha espiritual.
Sim, meu amigo, a devoção diária do crente é um ingre¬diente indispensável para o sucesso na vida cristã. Jesus afir¬mou: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4).
D.L. Moody comentou certa vez: "Se eu conseguir que uma pessoa pense durante cinco minutos sobre a sua alma, é quase certo que irá converter-se". Muita gente jamais deu sua vida a Cristo, não pelo fato de nunca terem ouvido o Evange¬lho, mas porque nunca ficaram paradas o suficiente para pon¬derar sobre a sua necessidade e permitir que o Evangelho faça sentido.
O cristão conhece Jesus Cristo como seu Salvador; mas, a não ser que passe regularmente algum tempo em silêncio e meditação, refletindo sobre a Palavra de Deus, jamais poderá vir a conhecer Jesus melhor.
Louise Smith escreveu sobre uma mulher que fora crente durante muitos anos. Entretanto, devido à tensão e vazio de sua vida, ela se achava à beira de um colapso nervoso. Enquan¬to orava pedindo ajuda ao Senhor, o Espírito Santo levou-a a ler um versículo em Isaías 30 que nunca notara antes. Foi o versículo 15 onde a Bíblia declara: "na tranqüilidade e na con¬fiança (está) a vossa força".
A mulher começou a usar meia hora antes de a família levantar-se para a sua hora silenciosa. Passou a ler a Palavra de Deus e a considerar conscientemente o amor, a grandeza e o poder de Deus. Certa manhã, num dia que deveria ser cheio de compromissos difíceis, ela estava ponderando sobre a pas¬sagem dos filhos de Israel pelo Mar Vermelho. "Quando com¬preendi a facilidade com que Deus fez passar milhares de pes¬soas pelo mar", comentou a senhora, "soube que Ele poderia fazer-me atravessar com segurança qualquer mar vermelho que surgisse no meu dia. Saí da minha hora silenciosa cheia de fir¬meza, confiança e fé."
Dentro em pouco o nervosismo da mulher tinha desapa¬recido por completo. Ela em breve se tornou um tal baluarte de inspiração e força que ninguém poderia acreditar que algum dia tivesse sido ameaçada de um colapso nervoso1!
Os cristãos são hoje bombardeados pelas distrações. Estou certo de que Satanás faz uso de todos os seus recursos a fim de evitar que possamos ter nossa hora silenciosa diante de Deus. A poluição do ruído prejudica a todos nós. Os rádios e as televisões ficam ligados o dia inteiro. Os telefones parecem tocar incessantemente. Os automóveis e os aviões, as máquinas de toda espécie, nos tornam quase indiferentes à beleza da tran¬qüilidade.
Nossa sociedade mecanizada, com todos os seus dispositi¬vos para poupar trabalho, está se tornando na verdade cada vez mais confusa. Ao que parece, estamos sendo envolvidos em um torvelinho contínuo de atividades. E quando finalmente pomos de lado alguns minutos para render culto, descobrimos que nos¬sa mente está cheia de coisas a fazer, lugares onde ir e pessoas com quem falar.
Muitos cristãos vivem dessa forma, parecendo jamais achar tempo para Deus e, como resultado, jamais gozando da vida proveitosa e abundante que Cristo nos oferece.

_________________
1. SMITH, Louise, Be Still And Know God (Fique em Silêncio e Co¬nheça a Deus), Christian Life, maio 1961, p. 30.

A hora silenciosa não é apenas uma idéia sugestiva; ela é absolutamente necessária para o crescimento espiritual. Assim como é mais fácil resistir a um resfriado quando nossa saúde está boa, também é mais fácil resistir ao diabo quando estamos espiritualmente preparados.
Assim sendo, sem levar em conta quem você é: recém-convertido, cristão antigo, leigo ou pastor, não poderá esperar uma vida vitoriosa, se não tiver constância em sua hora silen¬ciosa.
Isaías escreveu: "Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor reno¬vam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:30-31).
"Está bem", você diz, "concordo em que a hora silenciosa é importante, mas não consegui ainda arranjar tempo para ela."

SUGESTÕES ÚTEIS
Como podemos ficar em silêncio e conhecer a Deus em meio à vida de grande tensão que levamos em nossa sociedade? Como separar um período de quietude? Estou dando algumas sugestões que foram úteis em minha vida pessoal:

1. Reconheça a importância de um período de tranqüilidade
É fácil dizer que temos necessidade de comunhão com Deus. O difícil é cumprir essas palavras. Jamais poderemos ter êxito em qualquer empreendimento a menos que nos empenhe¬mos em sua realização.
Certo homem expressou sua necessidade deste período de culto especial desta forma: "Só perdi minha hora silenciosa uma ou duas vezes neste semestre (...) Creio que ela ocupa o se¬gundo lugar em importância depois de aceitar a Cristo: pois sei que quando não espero em Deus em oração e meditação na sua palavra, as coisas não dão certo".
Pelo fato de acreditarmos que o alimento é necessário ao nosso bem-estar físico, comemos três vezes por dia. Devemos alimentar-nos espiritualmente pela mesma razão.
Pedro nos disse: "desejai ardentemente, como crianças re¬cém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento" (1 Pedro 2:2).
Martinho Lutero afirmou que "ser cristão sem orar é tão impossível quanto viver sem respirar". A comunicação com Je¬sus Cristo através da oração e da Sua Palavra é o salva-vidas espiritual de cada crente.
O próprio Jesus passou muito tempo em meditação e ora¬ção. Marcos 1:35 diz: "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava". Se Jesus Cristo, que estava em perfeita harmonia com Deus Pai, dirigia-se a um lugar isolado para orar, como podemos fazer menos do que Ele?

2. Cultive o hábito da hora silenciosa
Pedro nos desafia a "desejar" a Palavra de Deus (1 Pedro 2:2). Jeremias escreveu: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração" (Jeremias 15:16).
"Como você come a Palavra?", me pergunta você. Bem, o que acontece quando você ingere alimentos? Esse copo de leite branco que você bebe se transforma em olhos azuis e cabelo louro. Os vegetais verdes que você come tornam-se parte de sua pele branca, parda ou amarela. Em suma, o que você digere torna-se parte de seu corpo.
O mesmo acontece quando lemos e meditamos sobre a Pa¬lavra de Deus. Devemos digeri-la. Ela deve tornar-se parte de nossa vida.
Devemos também desejar falar com Deus, estar com Ele em oração. Como amo minha esposa, quero estar com ela. Gosto de conversar com ela. Quando viajo, espero ansioso o momento em que posso falar-lhe pelo telefone.
Se amamos sinceramente a Jesus Cristo, devemos ter este mesmo desejo. Queremos estar em contato com Ele. Ter comu¬nhão com Deus é algo maravilhoso. Mas, ainda mais maravi¬lhoso é saber que o Deus Todo-poderoso busca a nossa com¬panhia. João escreve: "porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4:23). Pense bem, Deus quer encon¬trar-se comigo! Minha hora silenciosa é meu encontro a sós com Deus.

3. Decida-se a manter sua hora silenciosa
Perseverar em manter um período de meditação exige de¬terminação e disciplina. Procure evitar toda e qualquer inter¬rupção. Não permita que o telefone lhe roube o seu tempo com Deus. Arranje seus compromissos de maneira que possa ficar a sós, completamente a sós com Deus, durante um período deter¬minado de tempo todos os dias.
"Mas você não imagina o que tenho para fazer" diz você.
"Não sabe como sou ocupado!"
Se você é ocupado demais para arranjar uma hora silen¬ciosa, então está excessivamente ocupado. Descobri que temos tempo para tudo que realmente achamos importante. Sempre fazemos aquilo que na verdade queremos fazer.
O que é importante para você? Se quer parecer atraente, você fica o tempo necessário diante do espelho. Se gosta de ler, provavelmente passa várias horas por dia lendo um livro. O trabalho secular e até mesmo o trabalho da igreja ocupam o nosso tempo, pois estamos convencidos de sua importância.
Mas, e que dizer da nossa comunhão com Deus? Se não separarmos algum tempo para isso todos os dias, não é por sermos realmente muito ocupados, mas porque não achamos que é suficientemente importante.
Foi dito que John Wesley pregou mais de 44.000 sermões durante sua vida. Ele viajou a cavalo quase 500.000 quilôme¬tros, escreveu livros de gramática e teologia em quatro línguas, mas sempre teve tempo para a sua hora silenciosa. Enquanto ainda criança, Wesley decidiu dedicar uma hora todas as ma¬nhãs e todas as noites ao estudo bíblico e oração. E ele man¬teve sua promessa durante a vida inteira.
Manter um período silencioso diariamente é na verdade colocar as primeiras coisas em primeiro lugar. Dorothy Haskins conta a história de uma famosa concertista a quem foi pergun¬tado qual o segredo de sua maestria com o violino. "Negligên¬cia planejada", respondeu ela e explicou: "Havia muitas coisas que exigiam meu tempo. Quando eu ia para o quarto depois do café, eu arrumava a cama, tirava o pó e fazia tudo que julgava necessário. Quando terminava o trabalho, começava a praticar violino. Porém esse sistema falhou, não permitindo que eu me aperfeiçoasse suficientemente no violino, inverti então as coisas. Planejei deliberadamente negligenciar tudo o mais até que meu período de prática terminasse. E esse pro¬grama de negligência planejada é o segredo de meu sucesso 2."
Talvez você tenha de negligenciar algumas coisas a fim de manter sua hora silenciosa com Deus. Devemos fazer tempo para comungar com nosso Pai celestial. Nós nos organizamos para tudo, por que então não nos organizarmos para um mo¬mento de tranqüilidade com Ele?
"A oração é a chave da manhã e o cadeado da noite", comentou Matthew Henry.
É preciso disciplina para uma hora silenciosa, fiel, pro¬veitosa.

PONTOS PRÁTICOS PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA HORA SILENCIOSA

1. Regularidade
Os cristãos da cidade de Beréia examinavam "as Escritu¬ras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim" (Atos 17:11).

_________________
2. HASKINS, Dorothy, A Practical Guide to Prayer (Guia Prático de Oração), Chicago, Moody, 1951, p. 32.

Procure encontrar-se com o Senhor na mesma hora e lugar todos os dias. Uma hora e lugar definidos irão ajudar muito para alcançar regularidade.
Não tente fazer mais do que pode nos primeiros dias. Tentar demasiado no início, pode levar ao desânimo e ao fra¬casso. É também melhor começar com quinze minutos diários do que com algumas horas uma vez por semana. Decida-se a fazer apenas aquilo que realmente sente que pode fazer cada dia.

2. Tranqüilidade
"Na tranqüilidade e na confiança (está) a vossa força" (Isaías 30:15).
Faça da sua hora silenciosa um período de calma. "Aquie-tai-vos e sabei que sou Deus" (Salmo 46:10). Um antigo regu¬lamento naval diz o seguinte: quando os navios reajustam a sua bússola, eles ancoram em um lugar calmo. Veja onde pode encontrar um lugar calmo. Se não puder achá-lo, terá de fechar a mente para todas as possíveis distrações ao seu redor.
Mais importante do que um lugar calmo é um espírito tran¬qüilo. Mantenha-se receptivo para tudo o que Deus pode dar-lhe. William Runyan expressou muito bem essa idéia:

"Senhor, fechei a porta, fale-me agora,
Pois no tumulto não podia ouvir-te;
Aquietado agora o meu coração, sussurra a Tua vontade,
Enquanto me isolei, enquanto tudo está em silêncio3."

3. Sistema
"Receberam a palavra com toda avidez" (Atos 17:11).
A hora escolhida para seu período de silêncio fica a seu critério. O grande missionário Hudson Taylor costumava dizer:

_______________
3. RUNYAN, William M., Lord, I Have Shut The Door (Senhor, Fe¬chei a Porta), Hope Publishing Co. (Usado por permissão.)

"Escolha para comungar com Deus a melhor hora do seu dia". Alguns indivíduos acordam depressa e outros devagar. Alguns são galos e outros, corujas.
O mais importante é a consistência. Para mim, a melhor hora para estar com Deus é a parte da manhã. O salmista escre¬veu: "De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando" (Salmo 5:3). O Se¬nhor nos disse: "Eu amo os que me amam; os que me procu¬ram me acham" (Provérbios 8:17).
Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente sente-se mais disposto de manhã do que à noite. Mas para poder encontrar-se com Deus regularmente pela manhã, é preciso que se deite a uma hora razoável. É possível que tenha de estabe¬lecer uma ordem para as suas prioridades. Quem sabe precisa deixar de lado mais cedo esse livro ou revista, ou desligar a TV ou o rádio.
A consistência exige fidelidade. O apóstolo Paulo escre¬veu: "O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (1 Coríntios 4:2). Cada um de nós é um despenseiro. Temos vinte e quatro horas por dia para usar como desejarmos. Como você está ocupando o seu tempo?
Quando a pessoa recebe Jesus Cristo como Salvador, tor¬na-se membro da família de Deus. Deus se torna nosso Pai celestial e nós nos tornamos seus filhos. Todo bom pai deseja passar tempo com seus filhos. É assim que podemos conhecer-nos uns aos outros.
Quero sugerir que a hora silenciosa comece com uma oração, pedindo a bênção de Deus sobre esse período juntos. A oração é a chave que abre os tesouros da Palavra de Deus.
O período de oração deve incluir louvor e agradecimento por tudo o que Deus está fazendo e fará. Ore pelos seus entes queridos. Ore pelas outras pessoas e por si mesmo. Orar é um esplêndido privilégio.
Depois de orar, você desejará ler a Palavra de Deus. A mensagem especial que Ele tem para você. Arranje uma Bíblia com tipos graúdos, fáceis de ler. O tipo pequeno poderá desencorajá-lo.
A fórmula do Senhor para o sucesso de Josué foi esta: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" (Josué 1:8).
Meditar é pensar com calma e profundamente sobre a gran¬diosidade e a bondade de Deus. Note as promessas de Deus. Procure princípios de orientação para a sua vida diária. Memo¬rize um versículo significativo. Não se apresse. Com regulari¬dade, calma, sistema, medite sobre a palavra Escrita e a Pala¬vra viva.

4. Descanso
"Eu te darei descanso" (Êxodo 33:14).
O descanso espiritual é um dom de Deus. Todavia, é da máxima importância que tenhamos repouso físico. É difícil para o corpo deitar tarde e levantar cedo. Dormir tarde pode ser prejudicial para a hora silenciosa.

5. Esperança
"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 3:20).
Lembre-se de que para ter uma hora silenciosa bem-sucedida, você deve esperar que Deus faça algo a seu favor a cada dia. Ore esperando que Ele responda às suas orações. Peça-lhe para abrir a sua mente e o seu coração para a plenitude do Se¬nhor. Leia a Sua Palavra, esperando que Ele fale a você, a fim de satisfazer uma necessidade específica em sua vida.
Você está precisando de poder? Sente como se alguma coisa estivesse faltando em sua experiência cristã? Por que então não decide em seu coração que terá de hoje em diante uma hora silenciosa?

"Senhor, fechei a porta, eis-me aqui prostrado;
Fala, pois minha atenção se volta para Ti.
Censura tudo que é vão, guia minh'alma,
Tua vontade revela, minha vontade domina.

Senhor, fechei a porta, fortalece meu coração;
Além está a tarefa, quero partilhá-la.
Somente pela Tua graça posso ser fiel,
Aqui, sozinho conTigo, minha força renova"

William M. Runyan


LEMBRETES
A hora silenciosa não é apenas uma idéia sugestiva; ela é absolutamente necessária ao crescimento espiritual.
"Ser cristão sem orar é tão impossível quanto viver sem respirar." Martinho Lutero
Se não acharmos tempo para uma hora silenciosa todos os dias, não é pelo fato de sermos realmente muito ocupados, mas porque não achamos que isso é suficientemente importante.
Um antigo regulamento naval afirma: quando os navios reajustam a sua bússola, eles ancoram em um lugar calmo.
Dormir tarde pode ser prejudicial para a hora silenciosa. PERGUNTAS
1. O que é hora silenciosa?
2. Segundo Marcos 1:35, qual o exemplo de Jesus na ho¬ra silenciosa?
3. Como você relaciona Jeremias 15:16 a uma hora silen¬ciosa?
4. Que parte desempenha a disciplina no desenvolvimento da hora silenciosa?
5. Cite alguns pontos práticos para a obtenção de uma hora silenciosa.

0 comentários: