CAPÍTULO 3 COMO CRESCER NA VIDA CRISTÃ

IVR- AVANÇAR- VOLTAR- QUATRO LEIS- MISSÕES- BÍBLIA- TEMPERAMENTO

____________________________________________________________________

RICARDO GONDIM

MAIS DE 90 PALAVRAS EM MP3, e estão disponíveis, para uma consulta mais fácil. É inteiramente GRATUITO e pode obter aqui, fazendo a transferência

DOWNLOAD
____________________________________________________________________

CAPÍTULO 3 COMO CRESCER NA VIDA CRISTÃ


"Edificando-vos na vossa fé santíssima" (Judas 20).
Como cresce a alma? Não acontece em minutos! Pode perder terreno agora e ganhá-lo logo após. Mostra-se por vezes resoluta; mas, de repente sua vontade falha. Rejubila-se num momento, para chorar em seguida. Suas esperanças frutificam, para serem depois esmagadas. Dá alguns passos tristonha, e outros mais, vacilando na escuridão. Alimentada pelo desânimo, ensinada pelo desastre, avança sempre, às vezes devagar, outras mais apressada. Até que toda dor fique para trás e as falhas sejam corrigidas. Alcançou assim o pleno amadurecimento, e o Senhor domina a alma.
Susan Coolidge


* * *

Li há algum tempo atrás um livro cujo título era Grow up or Blow up (Ou Você Cresce ou Desaparece), e que falava da necessidade da civilização crescer a fim de não destruir-se a si mesma. É também muito importante que nós, como indivíduos, "cresçamos" nas coisas de Deus.
Neste nosso século vinte vemos os homens vivendo e mor¬rendo para adquirir bens materiais. Ao que parece, uma febre de riqueza sem paralelos aflige a maioria, enquanto os valores espirituais são praticamente ignorados. A verdadeira medida do sucesso na vida não é nem pode ser avaliada em dólares e centavos, e com certeza também não pode ser calculada com base nas realizações físicas e mentais. Em contraste absoluto com esse critério, o verdadeiro e eterno equilíbrio na vida é encontrado no crescimento à imagem de Cristo. Você descobri¬rá que este é um caminho desprezado, pois não existem vias rápidas que dêem acesso ao crescimento.
Nas palavras de Robert Browning: "O homem foi feito para crescer e não para estacionar". Os apóstolos Pedro e Paulo também criam nesta verdade. Pedro desafia todos os cristãos: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salva¬dor Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18). O versículo anterior contém uma grave advertência: "Acautelai-vos: não suceda que, arras¬tados pelos erros desses insubordinados, descaiais da vossa pró¬pria firmeza". Imediatamente após o aviso, vem a cura de Deus: "Crescei na graça".
Romanos 8:29 encoraja os crentes a serem "conformes à imagem de seu Filho". Efésios 4:15 nos diz que "cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo". Primeiro Tessalonicenses 3:12 nos desafia a "crescer e aumentar".

VIDA: O PRIMEIRO PASSO DO CRESCIMENTO!
As coisas mortas não podem crescer. Antes de haver cres¬cimento espiritual, é preciso que haja vida espiritual. Quando a criança nasce, seu primeiro vagido indica vida. Se houver vida, então um mundo de possibilidades acena para o bebê recém-nascido. Se não houver vida, não há então esperança. Um poste fincado no chão não cresce, mas uma pequenina semente ger¬minará por si mesma. Deixe cair uma pedra no solo mais fértil e anos depois o seu tamanho continuará o mesmo. Coloque uma semente no solo e ela germinará, produzindo caule e flores. A diferença é clara: uma tem vida e a outra não.
Esta vida pode ser imitada, mas a diferença é facilmente descoberta. Uma é real, a outra falsa. Uma é natural, a outra mecânica. O cristal cresce de fora para dentro, pela adição de novas partículas, enquanto o organismo vivo cresce de dentro para fora. O cristal pode ser belo, mas não passa de um cristal e carece da verdadeira vida para crescer.
As coisas mortas podem acumular-se, mas não podem crescer.
A não ser que os homens e mulheres tenham a vida que vem do alto, as práticas religiosas e os ambientes nada poderão acrescentar-lhes. Na verdade, eles levam a pessoa a apóiar-se em uma falsa esperança, assegurando ainda mais a certeza da sua condenação. Para você que se decidiu por Cristo, a ordem divina é esta: "cresça na graça". As pessoas a quem Pedro se dirige "nasceram de novo"; pois, lembre-se, as coisas mortas não crescem.
Conta-se a história de um jovem artista do século dezesseis que trabalhou arduamente e por longo tempo na estátua de um anjo. O famoso Michelangelo foi convidado para apreciar a obra-prima depois de acabada. Ao contemplá-la, Michelangelo comentou: "Falta-lhe apenas uma coisa", saindo a seguir do estúdio.
O jovem artista ficou desanimado, pensando qual seria a falha que ele observara na estátua. Um amigo de ambos, inte¬ressado em resolver o caso, procurou Michelangelo para desco¬brir o que faltava à obra. Michelangelo manifestou-se: "Falta-lhe apenas uma coisa, vida. Se tivesse vida, seria tão perfeita quanto as obras de Deus".
Sim, a vida é o primeiro requisito para o crescimento.

PORQUE VOCÊ DEVE CRESCER
1. Por ser este o plano de Deus
Segunda Pedro 3:18 afirma: "Crescei na graça e no conhe¬cimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".
O Senhor disse a Moisés e Arão: "Portanto vós sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:45). Jesus também falou: "Portanto, sede vós perfeitos (amadurecidas) como per¬feito é o vosso Pai celeste" (Mateus 5:48). Paulo, pregando aos filipenses, declarou: "Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição (amadurecimento completo); ...mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:12-14).
O crescimento não é produto de um sonho idealista: é plano de Deus. Devemos ceder ou perecer, pois Deus não irá tolerar interferência contínua. Não somos sem pecado, pelo contrário, devemos pecar cada vez menos.

2. É a lei da natureza
A natureza diz: "Cresça ou morrerá". Uma árvore gan¬grenada não produz novos brotos. Quando o corpo pára de crescer, começa a morrer. Os dedos da natureza começam a operar, e continuam a agir até que a morte nos reclame. A pri¬meira lei da vida é expansão! É crescer ou decair. Avançar ou regredir. Viver ou morrer!
São palavras de Jesus: "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta: e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda" (João 15:2).
"Crescei na graça". A palavra "crescer" indica uma ação continuada. Não há um tempo determinado de parar de crescer. No mundo físico, quando não crescemos, é um mau indício: é sinal de doença. Qualquer mãe ficaria justamente alarmada se dia após dia, semana após semana, seu bebê não mostrasse si¬nais de crescimento. Um fazendeiro ficaria abalado se suas plantações não produzissem frutos para a colheita.
Gênesis 11:31 nos conta que Terá partiu para Canaã com seu filho Abraão. O versículo 31 diz o seguinte: "Foram até Harã, onde ficaram"; e o versículo 32: "E ... Terá . . . mor¬reu em Harã". Parece algumas vezes que muitas pessoas hoje em dia estão parando em Harã e morrendo ali. Não há tempo nem lugar onde parar de crescer. O crescimento se conforma à lei da natureza e ao plano divino.

COMO CRESCER
1. Naturalmente
Jesus disse: "Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Mateus 6:28-29).
Note a expressão: "como crescem". Como crescem os lírios? Qual o segredo do seu crescimento? O lírio, de acordo com o plano de Deus, simplesmente desenvolve a vida que tem em si. Não ordenamos a um lírio que cresça; o seu crescimento é natural, espontâneo. Ele não se aflige, nem trabalha, nem se esforça, nem se estica; apenas cresce. O crescimento é natural e inevitável quando há vida, e com mais razão quando há vida divina.
O ambiente é um fator importante no processo do cresci¬mento. Vejo uma bolota caída na calçada e sei que ela jamais crescerá; mas ponha a bolota no solo a que pertence e ela crescerá. Se arrancarmos uma planta do solo e a colocarmos longe do sol, ela não vai crescer. Da mesma forma, nós que recebemos a Cristo precisamos habitar nEle se quisermos cres¬cer e frutificar.
O filho de Deus deve manter um relacionamento reto com Ele. Devemos estar enraizados na Palavra de Deus. Devemos ser aquecidos pelo Sol da Justiça. Devemos ser amigos dos fi¬lhos de Deus. Devemos colaborar em todos os sentidos com o Jardineiro divino. Não permita que qualquer obstáculo fique entre você e o seu Senhor. Mantenha os olhos fitos no "Autor e consumador da fé, Jesus" (Hebreus 12:2). Iremos então fru¬tificar, "a cem, a sessenta e a trinta por um" (Mateus 13:8).
A salvação é apenas o começo daquilo que Deus quer fazer por você. Ele "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos" (Efésios 3:20). O oceano ilimitado da graça e da verdade está diante de cada cristão. Que jamais nos contentemos com as conchas vazias lançadas à praia, quando podemos arremessar-nos às profundezas.
A Bíblia compara o cristão a uma árvore. Nossas raízes devem atravessar as camadas da verdade desde a superfície e aprofundar-se até às grandes rochas doutrinárias da salvação eterna. Então, quando o furacão da ira de Deus tiver esmagado os hipócritas, lançando-os ao mar da destruição, essas árvores enraizadas, plantadas por Deus, permanecerão.
Como as árvores, precisamos lançar para trás a cabeça e olhar para Jesus a fim de encontrar refrigério. Devemos esten¬der nossos ramos e permitir que a sombra de nossa santa in¬fluência se faça sentir de perto e de longe. Nossos galhos devem estar pesados de frutos. Esta é a promessa de Deus: "Ele flo¬rescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal, e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano (Oséias 14:5-7).

2. Comendo
Também crescemos comendo. Todas as coisas vivas co¬mem, e aquilo que comemos afeta o nosso crescimento. A Bíblia diz: "Comei o que é bom" (Isaías 55:2). Não há livro que faça você crescer como a Bíblia.
Se colocássemos a seda mais cara sob a lente de um micros¬cópio, ela pareceria rude e manchada. A pétala do lírio, debaixo da mesma lente, apresenta-se sem mácula. As vestes reais de Salomão não podiam comparar-se aos lírios selvagens de Deus. Mateus 6:28 nos fala para considerar "como crescem os lírios do campo". E como crescem eles? As raízes filiformes do lírio penetram até os minerais e praticam a seleção. Alguns minerais parecem bons, mas são na verdade venenosos. Estes ficam de lado. Outros são necessários e aceitos. É justamente isto que devemos fazer para crescer na graça.
Existem coisas atraentes que são mortais ao crescimento. O apóstolo Pedro indica algumas coisas que devem ser recusa¬das: "Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas, e de toda sorte de maledicências". Outras devem ser recebidas: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2:1-2). Isso significa que a Palavra de Deus é boa como alimento. O leite é um alimento que foi digerido por outrem. Os cristãos pensam muitas vezes que a única alimentação de que precisam é aquela que o pastor digeriu e apresenta nos domingos pela manhã. Isto não basta. "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (João 5:39).
Devemos alimentar-nos da carne da Palavra. D.L. Moody costumava capinar batatas quando criança, e contava que fazia tão mal o seu trabalho que sempre tinha de marcar o lugar onde interrompera o serviço. Fico imaginando, será dessa forma que nós lemos a Bíblia?

3. Respirando
O que a respiração representa para o homem material, a oração representa para o homem espiritual. Nosso Salvador era homem de oração. A atmosfera comum o sufocava, e Ele procu¬rava então freqüentemente comunhão com Deus em lugares isolados da multidão. Se Jesus, o Filho de Deus sem pecado, achava importante orar, nós, criaturas pecadoras, não podemos ousar viver sem a oração.
Precisamos aspirar profundamente o ar celestial todos os dias. Nas palavras de Andrew Murray: "Devemos afastar-nos dos homens e nos enclausurar com Deus"; ou, segundo Trench: "Orar não é vencer a relutância de Deus, mas, sim, apropriar-se de Sua suprema boa vontade".
Iremos realmente crescer se estivermos em comunhão com Jesus Cristo. Ele é o fôlego da vida. O grande pianista Rubinstein afirmou: "Se deixo de me exercitar por um dia, posso notá-lo; se deixo dois dias, meus amigos notam; se deixo por três dias, todo o público nota". Esta é uma velha verdade, mas con¬tinua vital. Devemos "orar sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). Alguém disse: "A oração é o prefácio do livro da vida cristã, o texto do sermão da nova vida; é cingir-se com a arma¬dura para a batalha, é o preparo do peregrino para a jornada; e precisa ser acompanhada pela ação, caso contrário de nada vale".
A oração e o trabalho formam o conjunto invencível do Novo Testamento. As orações sinceras jamais são mandadas de volta para casa.

Ó, a delícia pura de uma única hora
Que passo diante de Teu trono;
Quando me ajoelho em oração, e conTigo, Deus meu,
Comungo de amigo para amigo!

Fanny J. Crosby


4. Descansando
Era disto que Jesus falava quando perguntou: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?" (Mateus 6:27). A preocupação não irá acrescentar nada à sua estatura espiritual, nem um centímetro sequer.
A vida cristã não deve ser uma dependência nervosa de Deus, mas um repouso na palma de/Sua mão. Não vou cres¬cer mediante esforços ingentes de minha parte, torcendo-me e esticando-me, mas sim através da rendição total ao controle de Cristo.
Se houver vida e saúde no corpo físico, o crescimento se¬rá coisa natural e inevitável. O mesmo acontece espiritualmen¬te. Se nascemos de novo e somos cristãos fiéis, iremos desen¬volver-nos naturalmente, como o botão do lírio. A Bíblia diz: "Descansa no Senhor e espera nele" (Salmo 37:7). "Por bai¬xo de ti estende os braços eternos" (Deuteronômio 33:27). "Pois assim dá ele aos seus amados e sono" (Salmo 127:2). "O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor" (Salmo 92:12-14).

5. Exercitando
A Bíblia dá muita ênfase ao trabalho. Mostre-me alguém que não trabalha e lhe mostrarei um fraco. Se você trabalha assiduamente, comerá e dormirá bem. As pessoas se queixam muitas vezes de que não são alimentadas espiritualmente, mas provavelmente não têm fome espiritual, e não sentem apetite porque não estão trabalhando. Os tecidos frágeis exigem forta¬lecimento. Da mesma forma, os que lutam no campo da lavou¬ra do Senhor clamam pelo pão da vida. Se um crente trabalhar com sinceridade na vinha de Deus, ele crescerá na graça. Meu amigo, se você quiser realmente crescer, comece a trabalhar. Pratique a verdade que conhece, e muitas outras coisas se esclarecerão. Os braços do lavrador ficam mais fortes devido ao trabalho contínuo. A criança cresce através do exercício. Devemos crescer como crescem as crianças: vagarosa, mas continuamente: um pouco cada dia e muito em um ano. No co¬meço as pernas podem estar fracas, mas em breve poderemos andar sem cansar e correr sem desmaiar. "Pois ao que tem se lhe dará" (Marcos 4:25). Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (João 5:17).
Um bom exercício é testemunhar em relação à nossa fé em Jesus Cristo. Jesus declarou distintamente: "Sereis minhas testemunhas" (Atos 1:8). Uma testemunha é alguém que fala o que sabe. Depois de tudo o mais ter sido dito e feito, nossa verdadeira justificativa para viver é prestar testemunho. Não permita que se passe um dia sem que você tenha falado a al¬guém sobre Jesus Cristo. O testemunho mantém nossa vida de oração ativa e atualizada. Ele também nos anima a pesquisar as Escrituras em busca das respostas a serem dadas àqueles a quem você está testemunhando.
Amigo, você tem crescido desde a sua conversão? Está glorificando mais a Deus esta semana do que na semana pas¬sada? Está mais próximo do Salvador hoje do que no momento de sua decisão? Você se rejubila na Lei do Senhor e medita sobre ela dia e noite?
Com a ajuda de Deus, os cristãos podem ser como as ár¬vores plantadas ao longo dos rios, estendendo seus ramos e produzindo fruto. Separados de Cristo, não passamos de refugo, sem qualquer esperança de vida.
Gostaria de encorajar você a crescer, crescer, crescer, até aquele dia maravilhoso em que veremos a Ele e seremos tal como Ele é!
Se Deus pode fazer de uma triste semente,
Com um pouco de terra, de ar,
De orvalho, chuva, sol e sombra,
Uma flor tão bela,

O que não poderá então fazer de uma alma como
[a sua,
Com a Bíblia, fé e oração,
E o Espírito Santo; se você fizer a Sua vontade
E confiar em Seu amor e cuidado?

Autor Desconhecido



LEMBRETES
As coisas mortas não podem crescer. Antes de haver cres¬cimento espiritual, é preciso que haja vida espiritual.
Precisamos crescer porque o crescimento faz parte do pla¬no de Deus. Devemos ceder ou perecer.
A salvação é apenas o começo daquilo que Deus quer fa¬zer por você. Não há livro que faça você crescer como a Bíblia.
"Orar não é vencer a relutância de Deus, mas sim apro¬priar-se da Sua suprema boa vontade" — Trench.
A oração e o trabalho formam o conjunto invencível do Novo Testamento. As orações sinceras jamais são mandadas de volta para casa.


PERGUNTAS
1. Qual o primeiro passo necessário para o crescimento?
2. Cite três versículos que mostram que Deus quer que os cristãos cresçam.
3. Por que o estudo da Bíblia é comparado à alimen¬tação?
4. Com base na vida de Jesus dê exemplos da importân¬cia da oração.
5. Qual o efeito que o testemunho pode ter sobre a nos¬sa oração e estudo bíblico?
6. Cite cinco sugestões para o crescimento.

0 comentários: