CAPÍTULO 10 O MUNDO E VOCÊ

"Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15).

* * *

O Espírito Santo passa a habitar em você desde o mo¬mento de sua conversão. Sua presença lhe assegura um Guia vivo. Ele irá ajudá-lo na avaliação de sua vida.
Um dos artigos favoritos da revista "Seleções", desde quase o seu início, tem sido o que fala sobre o "Meu Tipo Inesque¬cível".
Algumas vezes pessoas bastante conhecidas têm sido men¬cionadas; mas, com mais freqüência, esses artigos têm destacado homens e mulheres pouco conhecidos. Pessoas cujas vidas tive¬ram algum significado especial por causa de seu caráter, de sua personalidade, ou daquilo que representavam para outros.
O verdadeiro cristão é um tipo inesquecível que, dia após dia, se torna mais semelhante à pessoa mais inesquecível que o mundo já conheceu. Naturalmente que estou falando de Jesus Cristo.
Viver como cristão não é observar uma certa lista de "pode" ou outra ainda mais longa de "não pode". A vida cris¬tã é uma lealdade positiva a Jesus Cristo. É tornar-se tão envol¬vido com Ele que os valores e padrões do mundo que nos cerca percam sua influência.
Se você nasceu de novo, se confiou em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, experimentou então uma transformação maravilhosa. É uma nova criatura, com uma natureza comple¬tamente nova. Pertence a um tipo novo e diferente de família.
Como resultado, você possui agora uma concepção inteira¬mente mudada. O seu é agora um novo destino. Toda a sua atitude se modificou.
Durante a Idade Média, os Separatistas acreditavam que era impossível ter uma vida santa a não ser que se isolassem do mundo que os cercava. A solução que encontraram foi cons¬truir cidades muradas que os isolassem da sociedade que tenta¬vam deixar.
Com o passar dos anos, porém, os mesmos males da civi¬lização voltavam a produzir-se entre eles e um novo começo se tornava necessário.
Escapar do mundo é realmente impossível. Nem devemos desejar isso. Deus nos quer no mundo com um propósito santo — sermos testemunhas de Jesus Cristo.
Esta é a nossa única justificativa para viver nesta terra. E não podemos ser aquilo que Deus propositou, a não ser que permitamos que Ele nos mantenha diferentes.


QUE É SEPARAÇÃO?
A Bíblia fala de separação. Por exemplo, o apóstolo Paulo deu claras instruções aos cristãos de Corinto para que não se envolvessem com o mundo ao seu redor. "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos", escreveu ele em 2 Coríntios 6:14.
A cidade de Corinto era pecaminosa, da mesma forma como o é o nosso mundo de hoje. O próprio termo coríntios veio a tornar-se sinônimo de conduta lasciva. Até mesmo a adoração religiosa incluía práticas imorais.
Cheio de preocupação paternal, o apóstolo escreveu: "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor" (2
Coríntios 6:17). Estamos no mundo, mas certamente não somos do mundo.
Quando o apóstolo nos diz para não ficarmos sob o mes¬mo jugo dos incrédulos, ele está se referindo a passagens como Deuteronômio 22:9-11. Encontramos aqui o mandamento: "Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha. Não lavraras com junta de boi e jumento. Não te vestiras de estofos de lã e linho juntamente".
O princípio aplicado neste ponto é simplesmente este: o que Deus juntou não devemos separar, e o que Ele separou não devemos juntar.
Por que. a Bíblia proíbe o jugo desigual? Por ser inconve¬niente e injusto. O boi e o asno eram diferentes em tamanho, temperamento e força. O boi era considerado limpo; d asno, impuro. O jugo desigual teria provocado desconforto e dor em ambos. Colocá-los em uma mesma junta seria obter uma pare-lha mal combinada.
O grande estudioso grego, A. T. Robertson, traduz a pas¬sagem sobre o jugo desigual desta forma: "Não se sujeite ao mesmo jugo dos não-convertidos". J. Henry Jowett afirmou: "O mundanismo é um estado de espírito, uma disposição men¬tal, e uma atitude da alma. É uma vida com apelos elevados, despida de ideais superiores. Um olhar sempre horizontal e nunca vertical".
O apóstolo Paulo chega ao fundo da questão em Romanos 6:11: "Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus".
Esta é a resposta para a vitória cristã: Morra para o mundo e viva para Deus. Enquanto não fizer isto, sua vida cristã será difícil e contraditória.

MANDAMENTOS DEFINIDOS PARA A SEPARAÇÃO
Mas, o que o cristão deve ou não deve fazer? A Palavra de Deus inclui muitos mandamentos definidos. Certas coisas são sempre corretas para os cristãos, enquanto outras são sempre incorretas.
É sempre certo ser motivado pelo amor a Deus e a um mundo necessitado, mas é sempre errado mentir, enganar, ou ser dirigido por motivos maus.
Entre os claros mandamentos relativos ao bem e ao mal, existe uma zona neutra definida que às vezes apresenta pro¬blemas.
A Bíblia não diz "pode" ou "não pode" com respeito a certas questões. Nestes casos precisamos do Espírito Santo para aplicar os princípios bíblicos.
No momento da conversão o Espírito Santo passa a habi¬tar em você. A sua presença lhe assegura um Guia vivo. Ele irá ajudá-lo a avaliar a sua vida de acordo com a vontade de Deus. Lembre-se sempre, porém, que nossa natureza tem pro¬pensão para a falsidade. No caso de dúvida, é necessário pedir auxílio.
Eu tenho orado com freqüência: "Senhor Deus, não passo de uma criança. Ajuda-me a pensar corretamente. Revela-me a Tua vontade. Livra-me do mal, até mesmo da aparência do mal. Ensina-me a viver de tal maneira que meu comportamento possa glorificar-Te". Precisamos da ajuda do Espírito Santo e temos necessidade de orar. Mas, quero também dar-lhe algu¬mas sugestões específicas.

ORIENTAÇÃO BÍBLICA PARA A SEPARAÇÃO

1. Tenha em mente o princípio de propriedade
Nós, que cremos em Jesus Cristo, nos tornamos filhos de Deus. Somos duplamente d'Ele, na verdade, pois Ele é nosso Criador e também nosso Redentor. Ele nos criou e a seguir nos comprou. Paulo pergunta em 1 Coríntios 6:19: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
Ele passa então a explicar: "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". Não per¬tencemos a nós mesmos. Deus nos criou e remiu. Lembre-se sempre da orientação sobre o direito de propriedade.

2. Nossa conduta como cristãos deve ser governada pela cons¬ciência de nossa responsabilidade pelo próximo
Devemos perguntar a nós mesmos: "Como minha conduta afetará aos que me cercam? Minha influência é positiva ou negativa?" Não se esqueça que o mundo sabe que o cristão é diferente. Foi baseado neste princípio que Paulo escreveu em 1 Coríntios 8:13: "E por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo". O grande apóstolo estava decidido a ser um bom exemplo para os demais.
A carne oferecida aos ídolos era provavelmente a mais fina que o dinheiro poderia comprar. Depois de feita a sua oferta, ela podia ser comprada a baixo preço no mercado livre. Mas, se o fato de comer dessa carne ofendia a outros, Paulo se recusaria a fazer isso. Devemos, pois, perguntar: "Como mi¬nha conduta afetará outras pessoas?"

3. Tenha em mente o efeito que suas decisões terão sobre a sua própria pessoa
Este ponto tem como enfoque sua utilidade para Deus. Devemos perguntar-nos: "Meu envolvimento irá tornar-me mais útil para Deus, ou menos útil? Posso pedir-Lhe que abençoe minha conduta?"
A aplicação deste princípio feita por Paulo pode ser vista em 1 Coríntios 9:27, onde ele diz: "Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado". Jamais ignore a orienta¬ção sobre o "eu". Qual o efeito que o meu envolvimento terá sobre a minha eficácia no serviço de Deus?

4. Tudo o que fizermos deverá ser sempre para a glória de Deus
Este é o teste principal. Pergunte sempre: "Posso fazer isto para a glória de Deus?" Ou, "O que Jesus Cristo gostaria que eu fizesse?"
O grande apóstolo resume este princípio em 1 Coríntios 10:31: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus". A glória de Deus deve ser nosso alvo supremo.
A Bíblia ajuda muito no discernimento da vontade de Deus nos pontos duvidosos. 1 Tessalonicenses 5:22 estabelece uma orientação básica: "Abstende-vos de toda forma de mal".
Uma outra é encontrada em Romanos 12:2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renova¬ção da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Devemos nos transfor¬mar e não nos conformar.
A vontade de Deus é também mencionada em Gaiatas 1:4, que fala de Cristo "o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai".
Efésios 6:12 descreve nossa oposição: "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tene¬broso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".
Tiago nos adverte em sua carta: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?" E, a seguir, acrescenta: "Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).
O apóstolo João, com seu modo manso, apresenta uma advertência semelhante em 1 João 2:15: "Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele".
A pessoa que se entrega por completo a Jesus Cristo não terá sérios problemas com o mundanismo. Possa Deus ajudar você a decidir-se a viver vitoriosamente para Cristo neste mundo.
Paulo escreveu em Gaiatas 2:20: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Em análise final, esta experiência continuada de permitir que Cristo viva em nós e através de nós é a maneira de viver como um verdadeiro cristão.

LEMBRETES <
Escapar do mundo é realmente impossível. Nem devemos desejar isso. Deus nos quer no mundo com um propósito santo: sermos testemunhas de Jesus Cristo.
A vida cristã é uma lealdade positiva a Jesus Cristo. É tor¬nar-se tão envolvido com Ele que os valores e padrões do mundo que nos cerca percam sua influência.
"O mundanismo é um estado de espírito, uma disposição mental, e uma atitude da alma. É uma vida sem apelos elevados, despida de ideais superiores. Um olhar sempre horizontal e nunca vertical."
(John Henry Jowett)

Não se esqueça que o mundo sabe que o cristão é dife¬rente.
A pessoa que se entrega por completo a Jesus Cristo não terá problemas sérios com o mundanismo. '

PERGUNTAS
1. Quando Paulo nos diz em 2 Coríntios 6:14 para não nos colocarmos em jugo desigual com os incrédulos, a que pas¬sagem do Velho Testamento ele se refere?
2. Por que Deus proíbe o jugo desigual em Deuteronômio 22:10?
3. Quando a Bíblia não diz claramente se podemos ou não fazer alguma coisa, como podemos saber o que é aceitável a Deus?
4. Cite quatro orientações para a separação e os versículos bíblicos apropriados.
5. Por que Paulo disciplinava seu corpo?
6. Qual o teste principal?

0 comentários: