CAPÍTULO 6 COMO ORAR

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrirse-vos-á" (Mateus 7:7)
Ore por grandes coisas, espere grandes coisas, trabalhe por grandes coisas, mas acima de tudo, ore. R.A. Torrey.
A oração é a chave que abre a porta dos tesouros de Deus.

* * *

Os discípulos se aproximaram certo dia de Jesus e lhe pediram: "Senhor, ensina-nos a orar" (Lucas 11:1). Eles ti¬nham notado que ninguém orava como Jesus, e enquanto observavam e ouviam a oração de Jesus, compreenderam a sua própria e desesperada necessidade. Eles não pediram: "Senhor, ensina-nos a pregar", mas "ensina-nos a orar".
A princípio, pode parecer difícil orar. Mesmo que as pa¬lavras surjam com dificuldade, você deve porém insistir, pois através da oração podemos entrar na própria presença de Deus. Podemos tornar nossas necessidades conhecidas dEle; mas, mais importante ainda, podemos entrar em comunhão com Deus.

O QUE É ORAÇÃO?
O dicionário define a oração como sendo uma petição re¬verente e devota a Deus, uma súplica. A oração é, com certeza, isso. A mais simples definição de oração é o termo clamor. Em Romanos 8:15, Paulo diz: "Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai".
A oração é um clamor. Quando oramos, estamos claman¬do a Deus. "Senhor, ajude-me." "Senhor, dê-me sabedoria." "Senhor, ajude-me a ficar calado." A oração é um grito. Da mesma forma que a criança clama junto aos pais, nós clama¬mos a Deus.
Mas a oração é também um chamado. Em Jeremias 33:3, as palavras do Senhor são estas: "Invoca-me e te responderei: anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes".
Orar é pedir. Nosso Senhor afirmou novamente em Lucas 11:9: "Por isso vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e acha-reis; batei, e abrir-se-vos-á".
Oração é também comunhão. "Como é raro", disse Fenelon, "encontrar uma alma suficientemente silenciosa para ouvir a voz de Deus". Orar é falar a Deus e tê-lo falando conosco. É gastar tampo em comunhão com nosso Pai celestial.
Certo dia o filho de cinco anos de Moody entrou no es¬critório em que o pai escrevia. Não querendo ser interrompido, o Sr. Moody perguntou zangado: "Bem, e o que é que você quer?" "Nada, papai", respondeu o garoto, "só queria estar com o senhor." Sentando-se no chão, ele começou a brincar quietinho. O menino só desejava a companhia do pai.
G. Campbell Morgan, o grande pregador inglês, relata: "Foi esse pequeno incidente contado pelo Sr. Moody que me ajudou grandemente no sentido de compreender o verdadeiro significado da oração. Orar é estar onde Jesus está. Quando estamos na Sua presença de nada mais necessitamos para orar com sucesso".

POR QUE ORAR?
A resposta a essa pergunta é muito simples: a Bíblia nos ensina a orar. Em Lucas 18:1, Jesus disse que o homem deve "orar sempre e nunca esmorecer". A oração é a cura de Deus para o desmoronamento interior. Em Mateus 9:38 somos advertidos a orar, a fim de que o Senhor da seara envie mais ceifeiros para a Sua colheita.
Por que orar? A resposta é esta: porque Jesus orou. Sua vida inteira na terra foi um exemplo de oração.
Da mesma forma como Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus, achou a oração importante, nós, criaturas pecadoras, achamos que ela é indispensável. Jesus orou no início de seu ministério público quando foi batizado: "E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus: e estando ele a orar, o céu se abriu" (Lucas 3:21).
Antes de escolher os doze apóstolos, Ele passou a noite toda em oração: "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanhe¬ceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos" (Lucas 6:12-13).
Ele orou antes de alimentar os cinco mil: "Então Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles: e também igualmente os peixes, quanto queriam" (João 6:11). Jesus orou antes de ir ao encontro dos discípulos no mar. A Bíblia diz: Subiu ao monte, a fim de orar sozinho" (Mateus 14:23).
No túmulo de Lázaro, Ele orou: "Tiraram, então, a pe¬dra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste" (João 11:41). ,
Na Última Ceia, Jesus orou: "E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo" (Marcos 14:22).
No Getsêmani, Jesus sofreu agonias em oração (Mateus 26:36-44). Nosso Senhor orou freqüentemente e, seguindo o seu exemplo, cada cristão deve portanto aprender a orar.
Por que orar? Porque ainda agora Jesus Cristo está oran¬do a nosso favor, neste mesmo momento, pois a Bíblia diz: "Vi¬vendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).
Por que orar? Porque a oração foi o exemplo que nos deixou a primeira igreja. Lemos a respeito da igreja apostólica: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:42).
Antes do dia de Pentecostes eles se reuniam para orar: "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mu¬lheres, estando entre elas Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele" (Atos 1:14).
Depois de Pentecostes "perseveravam" firmes em oração.
Quando Pedro foi aprisionado, eles oraram até que Deus o libertou. "Considerando ele a sua situação resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam" (Atos 12:12).
A igreja apostólica impregnava os seus planos com ora¬ção. O apóstolo Tiago advertiu os cristãos, seus contemporâneos, de que a sua pobreza espiritual era devido à negligência em orar. "Nada tendes, porque não pedis" (Tiago 4:2).

COMO ORAR?

1. Devemos orar com humildade
O apóstolo Tiago nos diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes" (Tiago 4:6). Alguém já resistiu a vo¬cê? Lutando contra você a cada oportunidade, mostrando-se terrivelmente desagradável? Essa é uma situação difícil de en¬frentar. Mas não existe nada, absolutamente nada mais desesperador do que defrontar-se com a resistência de Deus.
A prescrição de Deus para a bênção espiritual é dada em 2 Crônicas 7:14: "Se o meu povo, que se chama pelo meu no¬me, se humilhar, orar. . ."
O primeiro passo para uma oração proveitosa é um espí¬rito de humildade.

2. Devemos orar especificamente
Conta-se a história de um missionário que foi evacuado durante a Segunda Guerra Mundial de uma ilha no Pacífico Sul.
Ele foi posto em um cargueiro que ziguezagueou pelas águas inimigas em sua jornada para a liberdade. Certo dia, bem na frente do navio, apareceu o periscópio de um submarino ini¬migo.
"Foi quando aprendi a orar especificamente", disse o mis¬sionário. "Enquanto o inimigo nos observava (provavelmente tentando decidir se nos punha ou não a pique), oramos a favor de cada centímetro daquele navio. "Senhor, faça parar os mo¬tores deles!" "Faça enguiçar os torpedos!" "Quebre o seu leme!"
Esse missionário orou especificamente. Por quê? Pelo fato de ter uma necessidade específica: sua vida estava em perigo.
Nossas orações não precisam ser longas. Muitas das ora¬ções do Senhor constavam de poucas palavras. A coisa impor¬tante é que sejam específicas.

3. Devemos orar com confiança
O General Booth, fundador do Exército da Salvação, acon¬selhava as pessoas a "trabalharem como se tudo dependes¬se de seu esforço, e orarem como se tudo dependesse de suas orações".
Ore, esperando a resposta de Deus!
Em Hebreus 11:6 somos informados de que "sem fé é im¬possível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".
Tiago diz: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando: pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agi¬tada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor cousa alguma" (Tiago 1:6-7).
Foi dito a respeito de um missionário que trabalhava na índia: "Ele orava como se Deus estivesse a seu lado pronto pa¬ra responder." Ele tinha fé!

Sem fé — não podemos ser salvos.
Sem fé — não podemos crescer.
Sem fé — não podemos agradar a Deus.
Sem fé — não obteremos resposta para as nossas orações.
Ore com confiança!

4. Devemos orar com inteligência
Ao orar devemos decidir: "O que realmente quero de Deus?" Quando consulto o médico ou o advogado, preparo cuidadosamente uma lista das coisas que quero perguntar a fim de satisfazer todas as minhas dúvidas. Quando falamos a Deus, devemos apresentar-Lhe nossos pedidos e súplicas com inteli¬gência. Tiago repete: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal" (Tiago 4:3). Isso me leva a outro ponto importante. Devemos perguntar a nós mesmos: "Deus pode atender a este meu pe¬dido?" Por exemplo, você não deve orar: "Senhor, faça meu marido tornar-se cristão". Deus não opera dessa forma. Esta deveria ser a sua oração: "Senhor, ajude-me a apresentar o Evangelho com amor a meu marido, a fim de que ele possa aceitá-lO como Salvador".
Devemos também perguntar-nos: "Fiz a minha parte? Es¬tou dando um exemplo adequado? Estou demonstrando o amor de Cristo em minha vida?"
Se alguém pede a Deus que lhe dê um emprego, deve es¬tar disposto a ler os anúncios de empregos nos jornais. O Se¬nhor sempre espera que façamos a nossa parte na oração.

5. Devemos orar obedientemente
Não poderemos, de forma alguma, ser bem sucedidos em nossa vida de oração se estivermos vivendo em pecado não-confessado. O salmista declarou: "Se eu no coração contem¬plara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido" (Salmo 66:18). O pecado, aquele que não é confessado, é sinônimo de desobe¬diência. O pecado bloqueia nossa comunicação com Deus, in¬terrompendo a transmissão de poder.
Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus manda¬mentos" (João 14:15). Devemos orar a Deus com um coração obediente.

QUANDO ORAR?
Orar no lugar errado ou na hora errada é coisa difícil. Jonas orou poderosamente no ventre do peixe. Paulo e Silas oraram à meia-noite no cárcere.
Podemos orar a qualquer tempo, em qualquer lugar. To¬davia, é melhor ter uma hora definida e um lugar certo para a oração diária. Davi afirmou: "À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei: e ele ouvirá a minha voz" (Salmo 55:17).
Lemos sobre Daniel: "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes ao dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer" (Daniel 6:10).
Jesus nos disse para entrar em um lugar isolado para orar: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto: e teu Pai que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:6).
Toda vez que o povo de Deus se reúne, seja para comer, estudar a Bíblia ou divertir-se, é certo orar, pedindo a bênção de Deus.
Não esqueça a necessidade da oração em família, cuja prá¬tica une os membros dela com um laço comum.

PELO QUE DEVEMOS ORAR?
Devemos orar por tudo aquilo que é necessário para o nosso bem-estar físico e espiritual. "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas cousas aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:11).
Jesus ensinou os discípulos a orar pelo pão de cada dia. Isto inclui as necessidades da vida: alimento, vestuário e abri¬go. Nada é demasiado grande ou insignificante para Deus. So¬mos convidados a levar tudo a Deus em oração.

OBSTÁCULOS A ORAÇÃO
Orar não é fácil, mas difícil. A incredulidade, o mundanismo, e a indiferença inutilizam a oração.
Considere os seguintes versículos bíblicos: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vos¬sos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:1-2). "Se eu no coração contemplara a vai¬dade, o Senhor não me teria ouvido" (Salmo 66:18). "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está con¬tra aqueles que praticam males" (1 Pedro 3:12).
O pecado causa a perdição da humanidade, e pecado na vida do crente inutiliza a oração. Assim se forma um círculo vicioso. Peça a Deus que o guarde do pecado.
A oração é um privilégio pelo qual não precisamos pagar. É um chamado glorioso. Cultive a oração.

LEMBRETES
A oração é a chave que abre a porta dos tesouros de Deus.
A definição mais simples de oração é a palavra clamor.
"Trabalhe como se tudo dependesse de seu trabalho e ore como se tudo dependesse de suas orações". General William Booth.
O primeiro passo para uma oração proveitosa é um espí¬rito de humildade.
O pecado bloqueia a nossa comunicação com Deus, inter¬rompendo a transmissão de poder.
A oração não é somente um privilégio nosso, mas também um dever. A negligência em orar é desobediência que desagra¬da a Deus.

PERGUNTAS
1. Dê duas definições bíblicas de oração, como encon¬tradas em Romanos 8:15 e Jeremias 33:3.
2. Cite pelo menos três razões por que devemos orar e compare-as com as Escrituras.
3. Indique cinco pontos de interesse sob o título "Como Orar?"
4. Segundo Tiago 1:6-17 mencione um elemento-chave da oração.
5. Quais alguns dos pontos gerais da oração?
6. Cite alguns obstáculos à oração e as suas soluções.

0 comentários: