CAPÍTULO 4 VOCÊ E O ESPÍRITO SANTO

"No qual vós também juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:22).
Quando Moody estava visitando a Inglaterra, ele ouviu Henry Varley dizer: "O mundo está ainda para ver o que Deus fará com um homem inteiramente consagrado ao Espírito Santo".
Moody pensou consigo mesmo: "Ele disse, 'um homem'. Não disse, 'um grande homem', nem 'um homem culto', nem 'um homem rico', mas simplesmente 'um homem'. Sou um ho¬mem, e está dentro do próprio homem decidir se irá ou não consagrar-se inteiramente. Vou fazer o máximo para ser esse homem".

* * *

Todo cristão deve apóiar-se no Espírito Santo porque isso é indispensável. Ele é o supremo Construtor na edificação de uma vida. Todavia, para muitos, o Espírito Santo é o Membro esquecido da Trindade. Seu ministério ou é desconhecido ou ignorado, e portanto o Seu poder fica relegado ao esqueci¬mento.
No prefácio de sua paráfrase das epístolas do Novo Tes¬tamento, J.B. Phillips escreve:
"A grande diferença entre o cristianismo de hoje e aquele do qual lemos nestas cartas, é que para nós é primariamente se¬guir uma prática, enquanto que para eles era uma verdadeira experiência (...) Para estes homens é manifestamente uma invasão nas suas vidas, uma completa novidade de vida. Eles não receiam de descrever isto, como sendo Cristo vivendo neles1".
Que censura para nós. Ao ler isto não pude deixar de per¬guntar a mim mesmo: Que espécie de cristão sou? Estou expe¬rimentando a presença toda-poderosa de Deus através do Espí¬rito Santo?
Através dos séculos houve vários exemplos de cristãos que, apesar de viverem vidas comuns, foram transformados pelo po¬der do Espírito Santo em crentes vibrantes — testemunhas ati¬vas e enérgicas de Jesus Cristo.
Veja Pedro, por exemplo. Antes de o Espírito Santo pas¬sar a ter domínio sobre ele no dia de Pentecostes, tinha sido um discípulo. Mas também tinha negado Jesus, tivera vergonha de tomar posição ao lado de Jesus.
Mas quando o Espírito Santo apossou-se de Pedro, ele modificou-se. Uma fantástica mudança operou-se nele, e co¬meçou a pregar poderosamente o Evangelho de Jesus Cristo.
Há algum tempo atrás eu recebi uma carta de um jovem. "Durante vinte dos meus trinta e três anos", disse ele, "fui um cristão professo. Mas só recentemente entendi a verdade da obra do Espírito Santo, o que Ele pode fazer em minha vida. A diferença que Ele fez nesse sentido tem sido inacreditável".
Todo crente deve compreender que o Espírito Santo habi¬ta em seu interior e que está disposto e esperando para ser nosso Guia e Colaborador. A conversão a Jesus Cristo começou em nós com o poder regenerador do Espírito Santo, e ela conti¬nuará e será consumada mediante o poder de Sua ressurreição.

O ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO
Na época do Velho Testamento o Espírito de Deus agia, mas aparentemente de maneira limitada. Por exemplo, Ele estava presente na criação, pois as Escrituras dizem: "e o Espí¬rito de Deus pairava por sobre as águas" (Gênesis 1:2). Le¬mos sobre Sansão: "Então o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele..." (Juizes 14:6). Dizia-se também de al¬guns homens que possuíam o Espírito de Deus. Por exemplo, Josué: "Disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão" (Núme¬ros 27:18). O Velho Testamento contém pelo menos oitenta e oito referências ao Espírito Santo. Essas referências parecem mostrar que o Espírito Santo descia para realizar uma deter¬minada tarefa e retirava-se depois dela estar completa. No Novo Testamento o relacionamento com o Espírito é constante e permanente.

______________
1. PHILLIPS, J. B., Cartas às Igrejas Novas, São Paulo, Edições Vida Nova, 1972, p. 13.


"O Espírito de Deus foi o Espírito de convicção quando o pecado mostrou os seus efeitos desde a Queda até ao Dilúvio; Ele foi um Espírito administrador ao distribuir as funções quan¬do o povo de Deus estava sendo organizado em nação; foi um Espírito de força quando o povo lutava pela terra, e expulsava os que tinham pecado gravemente; e veio a ser um Espírito de esperança quando o povo escolhido passou a uma condição de apostasia e de peregrinação. Ele iluminou o horizonte com o brilho do novo dia2".

O ESPÍRITO SANTO COMO PROMETIDO POR JESUS
Não há dúvidas de que o Espírito de Deus estava em ati¬vidade no Velho Testamento; todavia, Jesus prometeu que o Espírito Santo viria de modo diferente do que já o fizera antes. De fato, Jesus afirmou que seria melhor ou mais conveniente, para os discípulos que Ele fosse embora, pois se não o fizesse, o Espírito não viria (João 16:7).
O apóstolo João confirmou isto quando disse que o Espí¬rito Santo até aquele momento não fora dado, "porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7:39). Esta passagem mostra claramente que o Espírito Santo deveria vir e atuar de um modo diferente do que o fizera antes. O cumprimento des¬ta promessa teve lugar no dia de Pentecostes.

2. MORGAN, G. Campbell, The Spirit of God (O Espirito de Deus), Nova Iorque, Revell, 1900, p. 93.

No primeiro capítulo do livro de Atos, os discípulos rece¬beram ordem para aguardar a chegada do Espírito Santo. O segundo capítulo conta a emocionante história de Sua chegada (Atos 2:1-4).
Desde aquele dia até hoje, o Espírito Santo nunca mais nos deixou. Ele tem estado com a Igreja desde então. Ele é freqüentemente entristecido por causa da descrença, mas ja¬mais se ausenta. O dia de Pentecostes marcou a vinda do Espí¬rito de uma nova forma, a fim de viver no corpo terreno de todos os crentes. Podemos pois cantar jubilosamente:

ó, espalhem as boas-novas,
onde quer que o homem se encontre,
Onde quer que as desventuras e sofrimentos ensombrem o coração humano,
Cada lábio cristão deve proclamar o som jubiloso:
Chegou o Consolador!

Frank Bottome


O ESPÍRITO SANTO £ UMA PESSOA
O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa. Ele tem inteligência e vontade. Possui emoções. Não é apenas uma força vaga. Não é uma energia ou poder impessoal como a eletricidade ou a gravidade.
O Espírito Santo é também nosso Mestre. "Mas o Conso¬lador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará... e vos fará lembrar de tudo o que vos te¬nho dito" (João 14:26).
O Espírito Santo nos dá a segurança da salvação pessoal. Em Romanos 8:16 lemos: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". O Espírito Santo harmoniza-se com o nosso espírito se estivermos em comunhão com Deus.
Novamente em João 16, Jesus ensinou que o Espírito San¬to convence os homens do pecado. Quando o Espírito Santo vier, disse Jesus: "convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (v. 8).
O Espírito Santo nos ensina, nos fortalece e testemunha . em nosso interior. O Espírito Santo tem, na verdade, caracte¬rísticas e funções especiais. A Bíblia ensina claramente que Ele é uma pessoa.

O ESPÍRITO SANTO HABITA EM TODOS OS CRENTES
A Bíblia ensina com toda clareza que o Espírito Santo ha¬bita em todo crente. Que surpreendente verdade! Pense nisso — Deus, o Espírito Santo, habitando em cada cristão!
Paulo escreveu aos coríntios carnais: "Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16). Apesar da carnalidade deles, eles continuavam sendo a habitação do Espírito Santo!
Em tempos idos, Deus habitou no Tabernáculo e mais tarde no Templo. Você pode perguntar: "Onde Ele habita ago¬ra?" A Bíblia diz: "em vós". "Cristo em vós, a esperança da glória" (Colossenses 1:27). Quer você tenha oito ou oitenta anos de idade, no momento em que recebe a Cristo, o Espí¬rito Santo passa a habitar em seu corpo físico.
A palavra habitar tem um belíssimo significado, ela quer dizer estabelecer-se e viver, como você o faria em uma casa. O Espírito Santo é um Hóspede pessoal e permanente. Ele está conosco e em nós todo o tempo.
Como um Residente vivo no interior do crente, o Espírito Santo nos dá forças para substituir nossa fraqueza. Ele nos guia no entendimento da Palavra de Deus e da Sua vontade. Ele nos ajuda a orar. Ele nos capacita a servir. Ele nos consola quando tristes. Ele é o Consolador, o Enviado para nos assistir em tudo.
Quando você recebeu a Cristo aconteceram mais coisas do que pode imaginar. Em primeiro lugar, você recebeu o per¬dão dos seus pecados. Segundo, você imediatamente se tornou membro da grande família de Deus. Terceiro, você foi selado com o Espírito Santo. Paulo disse: "Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vos¬sa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa" (Efésios 1:13). Isto fala da pro¬priedade divina.
Paulo continua: "Porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (1 Coríntios 3:17). Paulo está simplesmente dizendo que nossas vidas devem ser santas. Lembre-se sempre, Ele é o Espírito Santo, e exige pureza em nossa vida. A Bíblia diz: "Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gaiatas 5:16).

O ESPÍRITO SANTO E A LUTA Ã NOSSA FRENTE
Existe um conflito no íntimo de cada cristão. O apóstolo nos dá um exemplo disto em Romanos 7. Apesar do crente ter sido plenamente perdoado, ele logo descobre que o pecado ain¬da age em seu íntimo. Mesmo que sejamos transformados por causa de nossa conversão, não somos ainda tudo aquilo que seremos um dia. O pecado continua a atuar em nós, e o resul¬tado é uma batalha entre a "nova natureza" com todos os seus novos ideais e aspirações, e a "velha natureza" com seus dese¬jos e expectativas.
O cristão quer agradar a Deus, enquanto o homem não-convertido quer agradar a si mesmo.
Há um meio de fuga? Devemos ser vítimas de nossa natu¬reza pecaminosa, ou poderemos sair vencedores? Que alegria é saber que a vitória é absolutamente possível! Está ao alcance de todos.
Primeiro, para vencer você precisa sujeitar sua vida a Je¬sus Cristo e recebê-lO como Salvador. Alguém disse: "Se quiser dominar a tentação, é necessário primeiro permitir que Cristo domine você".
O homem é, desde a queda no Éden, como um relógio cuja corda principal se quebrou. Ele precisa ser totalmente reforma¬do por dentro, mas o conserto é feito por alguém que está do lado de fora. Ele não pode consertar-se a si mesmo. Os ho¬mens e mulheres de hoje também precisam ser refeitos por al¬guém. Esse alguém é Jesus Cristo, o Redentor da alma e da natureza do homem. Ele ama você, morreu por você, e quer que você se aproxime dEle com espírito de arrependimento e fé.
A salvação é o primeiro passo para vencer a tentação.
Segundo, ao crente — ao filho de Deus — é dado o pri¬vilégio de orar para vencer a tentação. Tiago afirma: "Se, po¬rém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente" (Tiago 1:5).
Você precisa de ajuda para superar sua fraqueza? Peça isso a Deus! Precisa libertar-se do poder e da tentação do pe¬cado? Peça a Deus! Só Ele pode livrá-lo. Muitas vezes clamei: "Senhor, ajuda-me", e o livramento de Deus sobreveio.
A Palavra de Deus proclama que "não vos sobreveio ten¬tação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, pelo contrário, jun¬tamente com a tentação, vos provera livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13).
D.L. Moody comentou: "Quando os cristãos caem em tentação, devem orar pedindo ajuda a Deus, e quando tenta¬dos não devem desanimar. Não se peca ao ser tentado, mas o pecado está no cair em tentação".
Terceiro, aplique a Palavra de Deus. Jesus expulsou Satanás, citando as Escrituras. Ele disse: "Está escrito", e nós de¬vemos fortalecer-nos da mesma forma com a Palavra de Deus. Quarto, submeta-se ao Espírito Santo que habita em seu inte¬rior. Quando uma gota d'água cai sobre uma chapa quente, ela na verdade não toca a chapa, mas repousa sobre uma leve camada de ar muito quente. O calor supera a gravidade e sus¬tenta a gota até que se evapore. O filho de Deus que é dirigido pelo Espírito Santo pode ser tentado, mas não destruído, pois ele'tem a promessa do Senhor: "Porque maior é aquele que es¬tá em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4).
Em sua hora de provação, lembre-se de -que Deus é fiel. Ele conhece a sua capacidade. Ele lhe dará toda força neces¬sária para vencer a tentação, ou provera um meio de você se libertar dela.
O segredo da vitória na vida cristã é a habitação do Espí¬rito Santo. Permita que Ele tenha controle absoluto sobre você.

O ESPÍRITO SANTO CAPACITA PARA O SERVIÇO
A.C. Dixon costumava dizer: "Quando confiamos na or¬ganização, obtemos aquilo que ela pode dar. Quando nos apoia¬mos na educação, usufruímos os seus resultados. Quando fa¬zemos uso da eloqüência, obtemos os frutos da eloqüência. Mas quando nos apoiamos no Espírito Santo, alcançamos aquilo que Deus pode conceder"'.
O poder está ao alcance de todos os que crêem. Nosso Se¬nhor declarou ao partir: "Mas recebereis poder, ao descer so¬bre vós o Espírito Santo" (Atos 1:8).
Ouvi há pouco tempo uma história verídica sobre um ho¬mem que se esforçava por manter em ordem o gramado de seu jardim, mas finalmente chegara à conclusão de que não valia a pena perder tempo com aquilo. Decidiu comprar um desses cortadores de grama modernos, que sem dúvida iria libertá-lo de uma vez por todas de sua dor de cabeça dos sábados à tarde.
E fez exatamente isso. Quando chegou o dia da entrega, o encarregado mostrou-lhe como operar o cortador, explicando-lhe todos os controles e também avisando-o que o aparelho já estava abastecido de gasolina e óleo.
O homem não via a hora de poder experimentar o corta¬dor novo. Tão logo o entregador saiu, ele pulou no assento e virou a chave, mas não aconteceu nada. O motor não funcionou, não se ouviu qualquer ruído, nada!
Sua primeira reação foi verificar a gasolina e o óleo. Esta¬vam em ordem. Depois examinou a chave, voltando-a de um lado para o outro. Ainda nada! Finalmente achou que, apesar do cortador ser completamente novo, a bateria devia estar descar¬regada. Levou-a então até o posto de serviço mais próximo e deu-lhe uma carga. Voltou para casa, virou a chave — e nova¬mente, nada!
Quando estava a ponto de desistir, o vizinho do lado apro¬ximou-se e lhe perguntou qual era o problema. Depois de ouvir toda a história, o vizinho subiu no cortador, virou a chave, aper¬tou o botão de partida e imediatamente o motor funcionou.
O homem ficou simplesmente arrasado! Pensar que tive¬ra tanto trabalho só porque não tinha apertado o botão de par¬tida. ..
Você pode dizer: "é uma coisa tão simples!" e está abso¬lutamente certo. Mas o papel que o botão de partida repre¬sentava para aquele cortador, o Espírito Santo representa na vida do crente! Da mesma forma que a máquina necessitava entrar em contato com a energia para funcionar, nós precisa¬mos do poder do Espírito Santo para servir com êxito na vida cristã.
À medida que dependemos do Espírito Santo, seremos capacitados para viver acima do mundo, da carne e do diabo. Fazendo uso de nossas próprias forças, com certeza cairemos, "mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certa¬mente vivereis" (Romanos 8:13). O Espírito Santo é nossa fonte de poder.

UMA PALAVRA DE AVISO
Devemos lembrar-nos sempre que o Espírito Santo pode ser entristecido através de uma vida negligente. Paulo adverte: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes sela¬dos para o dia da redenção" (Efésios 4:30). A palavra "en¬tristecer" significa "causar sofrimento". G. Campbell Morgan pergunta: "Como você se sentiria se fosse obrigado a viver com alguém que estivesse sempre entristecendo o seu coração pela sua conduta?" Não entristeça ou apague o Espírito Santo: pelo contrário, "enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18).
O abençoado Espírito Santo é nosso Ajudador hoje, ama¬nhã e para sempre. Escancare as janelas de sua vida, e Ele irá enchê-la com a Sua presença.

LEMBRETES
"O mundo está ainda para ver o que Deus fará com um homem inteiramente consagrado ao Espírito Santo." Henry Varley.
O dia de Pentecostes marcou a vinda do Espírito de uma nova forma, a fim de viver no corpo terreno de todos os crentes.
"Quando confiamos na organização, obtemos aquilo que ela pode dar. Quando nos apoiamos na educação, usufruímos os seus resultados. Quando fazemos uso da eloqüência, obte¬mos os frutos da eloqüência. Mas quando nos apoiamos no Espírito Santo, alcançamos aquilo que Deus pode conceder." A.C. Dixon.
O segredo da vitória na vida cristã é a habitação do Espí¬rito Santo. Permita que Ele tenha controle indiscutível sobre você.
Apesar de não sermos sem pecado, devemos pecar cada vez menos.

PERGUNTAS
1. Descreva em suas próprias palavras a diferença entre a obra do Espírito Santo antes e depois de Pentecostes.
2. Por que era melhor para Jesus subir aos céus?
3. Como você pode mostrar que o Espírito Santo é uma pessoa?
4. Quando o Espírito Santo habita no crente e por quan¬to tempo?
5. Por que os que crêem em Cristo continuam tendo con¬flitos íntimos?
6. Cite algumas das coisas que o Espírito Santo faz pa¬ra nós.

0 comentários: