CAPÍTULO 13 PROMESSAS DAS ESCRITURAS PARA OS PROBLEMAS ESPIRITUAIS

Pelas quais nos têm sido doadas as suas PRECIOSAS E MUI GRANDES PROMESSAS para que por elas vos tomeis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo" (2 Pedro 1:4).

Quando você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador, tomou-se membro da família de Deus. Como filho de Deus, a sua riqueza aumentou, pois herdou milhares de promessas per­feitamente seguras. Quero encorajá-lo a ler essas promessas, crer nelas e viver na sua realidade.

SUGESTÕES ÚTEIS

1. Leia essas promessas na Palavra de Deus e procure memo­rizar tantas quantas lhe for possível. Eu muitas vezes as escrevo em pequenos cartões e as levo comigo, assim me­morizo a Palavra de Deus toda vez que tenho um tempo livre.

2. Aceite essas promessas como elas se apresentam. Na maio­ria das vezes, não procure espiritualizá-las. Alguém afir­mou: "Os que espiritualizam contam mentiras espirituais, pois lhes carecem de olhos espirituais".

3. Faça a sua parte. Se a promessa diz "arrepende-te", arrepen­da-se então. Se diz "ore", deve orar.

4. Entregue sua vida e seus pontos fracos ao Senhor. Ele é absolutamente fidedigno. A promessa pode ser cumprida imediatamente, ou talvez a resposta seja demorada, o que importa porém é colocarmos nossos cuidados aos Seus pés. Podemos dizer entusiasticamente com Paulo: "estando ple­namente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera" (Romanos 4:21).

RESPOSTAS A ORAÇÃO

"Invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás" Salmo 50:15.

"À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas quei­xas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz" Salmo 55:17.

"Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" Marcos 11:24.

"Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á" Lucas 11:10.

"Se permanecerdes em mim e as minhas palavras perma­necerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" João 15:17.

A BÍBLIA

"Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" Salmo 119:89.

"Seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente" Isaias 40:8.

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensi­no, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" 2 Timóteo 3:16.

"E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela pala­vra de Cristo" Romanos 10:17.

A VOLTA DE CRISTO

"Aguardando a bendita esperança e a manifestação da gló­ria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" Tito 2:13.

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se ma­nifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é" 1 João 3:2.

"Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as cousas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus" 1 Coríntios 4:5.

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de or­dem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados jun­tamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:16-17.

PURIFICAÇÃO

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo pa­ra nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" 1 João 1:9.

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, man­temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" 1 João 1:7.

"Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" Isaías 53:5.

"Com efeito, quase todas as cousas, segundo a lei, se pu­rificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" Hebreus 9:22.

"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" Efésios 1:7.

VIDA ETERNA

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

"Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" João 5:24.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10:27-28.

"Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" 1 João 5:13.

FAMÍLIA

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22:6.

"Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos" Je­remias 32:39.

"Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro manda­mento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" Efésios 6:2-3.

"Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor" Colossenses 3:20.

MEDO

"Não temas, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" Isaías 41:10.

"O anjo, porém, lhes disse: Não temais: eis aqui vos tra­go boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo" Lucas 2:10.

"Mas Jesus imediatamente lhes falou: Tende bom ânimo! sou eu. Não temais!" Mateus 14:27.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo" Filipenses 3:13.

"Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar al­guma cousa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" 2 Coríntios 3:5.

FINANÇAS

"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" Fi­lipenses 4:19.

"Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje exis­te e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, ho­mens de pequena fé?" Mateus 6:30.

FRUSTRAÇÃO

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" Salmo 37:5.

"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" Hebreus 4:16.

CÉU

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" João 14:23.

"Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arreba­tados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:17.

"Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos" Apocalipse 22:5.

SANTIDADE

"Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destrui­rá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" 1 Coríntios 3:17.

"Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos diz o Se­nhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" 2 Coríntios 6:17-18.

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfei­çoando a nossa santidade no temor de Deus" 2 Coríntios 7:1.

ESPERANÇA

"Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha con­fiança desde a minha mocidade" Salmo 71:5.

"O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio" Salmo 37:40.

"Por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus" Romanos 5:2.

"Ora, a esperança não se confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" Romanos 5:5.

SAÚDE

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis" Romanos 8:26.

"Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" 3 João 2.

"Ao aflito livra por meio da sua aflição, e pela opressão lhe abre os ouvidos" 36:15.

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso haveria cousa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jeremias 32:21.

SOLIDÃO

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cou-sas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" Hebreus 13:5.

"Pois o Senhor não há de rejeitar o seu povo, nem desam­parar a sua herança" Salmo 94:14.

"Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Se­nhor me acolherá" Salmo 27:10.

"Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" Êxodo 33:14.

NERVOSISMO

"Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" João 14:27.

"Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" Josué 1:9.

"Em me vindo o temor, hei de confiar em ti" Salmo 56:3.

PACIÊNCIA

"Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou pa­ra mim e me ouviu quando clamei por socorro" Salmo 40:1.

"Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da ter­ra, até receber as primeiras e as últimas chuvas" Tiago 5:7.

"Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus" Romanos 15:5.

"Mas os que esperam no Senhor renovam as «uas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, cami­nham e não se fatigam" Isaias 40:31. PAZ

"Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, conso-lai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz, e o Deus de amor e de paz estará convosco" 2 Coríntios 13:11.

"Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" Salmo 133:1.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guar­dará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" Filipenses 4:7.

PERSEGUIÇÃO

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" Mateus 5:10.

"Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o ne­gamos, ele por sua vez nos negará" 2 Timóteo 2:12.

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz pa­ra nós eterno peso de glória, acima de toda comparação" 2 Co­ríntios 4:17.

"Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; per­plexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não de­samparados; abatidos, porém, não destruídos" 2 Coríntios 4:8-9.

PRESENÇA

"Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente" Sal­mo 84:11.

"Ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consu­mação do século" Mateus 28:20.

"Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" Êxodo 33:14.

PRESERVAÇÃO

"Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória" Judas 24.

"Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo" 1 Pedro 1:5.

"Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qual­quer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 8:38-39.

PROTEÇÃO

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem te­rei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem te­merei?" Salmo 27:1.

"De Benjamim disse: O amado do Senhor habitará segu­ro com ele: todo o dia o Senhor o protegerá, e ele descansará nos seus braços" Deuteronômio 33:12.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presen­te nas tribulações" Salmo 41:1.

"E por isso estou sofrendo estas cousas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" 2 Timóteo 1:12.

RESSURREIÇÃO

"Num momento, num abrir e fechar d'olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" 1 Coríntios 15:52.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" João 11:25.

DOENÇA

"E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifes­tasse nele as obras de Deus" João 9:2-3.

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos" Romanos 8:26-27.

"Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o po­der de Cristo" 2 Coríntios 12:8-9.

"Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está al­guém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver come­tido pecados, ser-lhe-ão perdoados." Tiago 5:13-15.

INSÔNIA

"Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua mi­sericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida." Salmo 42:8.

"Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta." Salmo 3:5.

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu fazes repousar seguro." Salmo 4:8.

TRISTEZA

"Eis que arrebata a presa! quem o pode impedir? Quem lhe dirá: Que fazes?" 9:12.

"Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre." Salmo 125:1.

"Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro." 23:10.

FORÇA

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8.

"Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." Isaías 26:4.

"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, cami­nham e não se fatigam." Isaías 40:31.

"Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espí­rito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6.

TENTAÇÃO

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos provera livramento, de sorte que a possais suportar." 1 Coríntios 10:13.

"Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu ven­ci o mundo." João 16:33.

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7.

SABEDORIA

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." Tiago 1:5.

"Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém." Isaías 2:3.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o co­nhecimento do Santo é prudência." Provérbios 9:10.

1 comentários:

Anônimo disse...

Pr. Ricardo,

Sei que é muito pouco provavél que você veja esse simples cmentário, mas quero afirmar que tu és um homem de Deus, pois depois de muitos anos sendo patoreado por você e tudo o que aconteceu..., cheguei a uma conclusão: o Pr. não passa de uma ovelha com um chucalho no pescoço tentando levar o rebanho para um lugar seguro e de boa sombra. Me perdoe por muitas palavras lançadas contra sua pessoa e seu ministério, um forte abraço.