CAPÍTULO 5 VOCÊ E A BÍBLIA

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7:24).
Lutero dizia que estudava a Bíblia como alguém que co¬lhe frutas: "Em primeiro lugar sacudo a árvore, para que as mais maduras caiam. Depois subo na árvore e sacudo cada ga¬lho, a seguir cada ramo, e por fim olho debaixo de cada folha".

* * *

Num sentido literal, a Bíblia é Deus falando com você. Ela é o instrumento de Deus para a salvação (Romanos 10:17; 1 Pedro 1:25) e o instrumento de Deus para que os cristãos possam crescer (1 Pedro 2:2). É a norma do cristão.
O primeiro passo para compreender a Bíblia é a conver¬são. Nas palavras de Paulo: "Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Po¬rém o homem espiritual julga todas as cousas" (1 Coríntios 2:14-15).
A pessoa que não é crente pode ler a Bíblia e receber considerável inspiração, mas o* verdadeiro cristão recebe infi¬nitamente mais. A submissão deve ser acrescentada à salvação. A Bíblia deve ser lida com espírito de humildade. Esta é a ma¬neira como começar:

LEIA A BÍBLIA COM ESPÍRITO DE ORAÇÃO
A oração é o "abre-te sésamo" para a Bíblia. Comece sempre com oração a sua leitura bíblica, a fim de obter orientação divina. Ao ler algum livro recente, todos nós desejaría¬mos que o autor estivesse presente para responder a algumas perguntas e explicar algumas coisas, mas isto raramente é pos¬sível. Por mais surpreendente que pareça, tal coisa é possível ao lermos a Bíblia. Tiago afirmou: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberal¬mente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5). Deus quer realmente dar-nos sabedoria e entendimento. O salmista conhecia esta verdade, pois em tempos idos ele orou: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmo 119:18). É realmente esplên¬dido poder pedir ao Senhor que nos mostre a cada dia alguma "maravilha" da Sua Lei. Depois de Deus ter feito isso, pense nessa verdade, aplique-a e faça uso dela.

* * *
John Newton declarou: "Uma hora de acesso íntimo ao trono da graça, onde o Senhor permite que a Sua glória passe diante da alma que o busca, pode dar-lhe mais conhecimento espiritual e consolo do que um dia ou uma semana de conversa com o melhor dos homens, ou a mais cuidadosa pesquisa de muitos livros".

* * *

A Bíblia é o resultado de homens terem sido movidos pe¬lo Espírito Santo. Em 2 Pedro 1:21 lemos: "Porque nunca ja¬mais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entre¬tanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo". E de novo: "Toda Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16). O mesmo Espírito Santo que guiou esses homens a escreverem, deseja guiar-nos hoje a fim de podermos compreender. Sem o Espírito Santo, a Bíblia é como um ocea¬no que não pode ser sondado, céus que não podem ser exa¬minados, minas que não podem ser exploradas, e mistérios que não podem ser elucidados. Devemos submeter-nos à liderança do Espírito Santo. Jesus disse: "quando vier, porém, o Espí¬rito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade" (João 16:13). O Espírito Santo veio e habita em todos os crentes. Permita que Ele guie você na verdade de Deus. Sem que sejamos iluminados pelo Espírito Santo, nossa leitura é vã. Leia então a Bí¬blia com espírito de oração.

LEIA A BÍBLIA CUIDADOSAMENTE
Foi dito a respeito dos cristãos de Beréia: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois recebe¬ram a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim" (Atos 17:11). Os cristãos de Beréia liam as Escrituras com cuidado! A Bíblia é muito lida hoje, mas pouco estudada. A leitura cuidadosa exige concentração, necessitando que tenhamos a mente alerta. Ler de maneira superficial, para acalmar a cons¬ciência, pouco adianta.
Jesus disse: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, co¬nhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo" (João 7:17). Isto requer obediência. "Se al¬guém quiser fazer a vontade dele, ele saberá." Todas as difi¬culdades cederão perante uma mente preparada e disposta.
Céus escuros serão penetrados, as profundezas sondadas e os grandes rios serão transpostos. A obediência à vontade de Deus resulta em uma confiança inabalável na Palavra de Deus.
Os de Beréia também "examinavam as Escrituras todos os dias". Isto exige esforço, pois as grandes verdades de Deus não são descobertas pelo leitor casual. Diamantes não são en¬contrados nas calçadas. Os melhores estão sempre debaixo da concha. Devemos demorar-nos nos capítulos, versículos, frases e palavras da Bíblia, buscando ansiosamente compreender a sua mensagem. Sim, devemos pesquisar como um mineiro pro¬cura o ouro. Nas palavras do salmista: "Amo os teus manda¬mentos mais do que o ouro" (Salmo 119:27). Devemos bus¬car, como o homem faminto busca alimento. Disse Jeremias: "Achadas as tuas palavras, logo as comi" (Jeremias 15:16). E Jó: "As palavras da sua boca prezei mais do que o meu ali¬mento" (Jó 23:12). Novamente: "Quão doces são as tuas pa¬lavras ao meu paladar! mais que o mel à minha boca" (Salmo 119:103). A pequenina abelha se achega à flor, depois penetra fundo nela e suga o mel. A leitura bíblica cuidadosa irá pro¬duzir mel para a nossa boca. Jesus disse: "Examinais as Escri¬turas, porque julgais ter nelas a vida eterna" (João 5:39).
A fórmula do Senhor para o sucesso de Josué foi esta: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" (Josué 1:8).
A palavra "meditar" significa "dar atenção". Toda aten¬ção deve ser focalizada no assunto. A definição de Davi sobre o homem feliz no Salmo 1 diz que é aquele cujo "prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Peca¬mos a Deus que não nos permita ler a Bíblia superficialmente, com espírito complacente e casual. Leiamos cuidadosamente a Bíblia.

LEIA A BÍBLIA SISTEMATICAMENTE
Primeiro, permita-me sugerir que você estabeleça um ho¬rário definido para a leitura bíblica, preferivelmente no início do dia quando a mente está mais alerta. Numa hora certa, num lugar sossegado, leia sistematicamente a Palavra de Deus.
Não permita que nada interfira, por mais importante que pareça. Muitos cristãos bem-intencionados, que amam sincera¬mente ao Senhor, vacilam em sua experiência cristã por não terem uma hora certa para estar com Deus. O velho hino afirma:

"Tempo pra ser santo, tu deves buscar,
A sós com teu Mestre freqüente estar".
Vamos ficar atentos para a inutilidade da vida superativa.

Ler um texto da Bíblia antes de dormir é bom, mas não é suficiente. Não só os nossos últimos pensamentos conscientes devem ser para o Senhor, mas também os primeiros. Dê a Deus a primeira parte do dia, não a última; o melhor, não o pior.
"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, so¬bem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31).
Segundo, comece do começo. Ao ler qualquer outro livro começamos no capítulo 1. Começar a ler uma novela ou bio¬grafia no meio resulta em confusão. O mesmo se dá com a Bí¬blia. Não podemos entender adequadamente Êxodo sem ter lido Gênesis, nem Hebreus sem ter lido Levítico. Muitas vezes nos apegamos tanto a certas passagens favoritas que negligencia¬mos o restante da Bíblia. Comece onde Deus começou, Gênesis, capítulo 1, versículo 1; e avance firmemente até Apocalipse, capítulo, 22, versículo 21.
Terceiro, arranje um caderno de apontamentos e tome no¬ta de algumas perguntas, tais como: Quem está falando: Deus, um apóstolo, ou o diabo? A quem foi escrito, a santos ou peca¬dores? Qual o ambiente em que vivia o escritor e possivelmente o leitor? Quais as idéias principais? Qual parece ser o versículo-chave? Qual a mensagem que existe nele para mim hoje? À medida que lê, preencha as respostas. Aprenda os fatos e apli¬que-os a seguir. Este método de leitura irá ajudá-lo a entender todo o livro, evitando erros e má interpretação. Tenha a certe¬za de que está entendendo as palavras que lê. Caso negativo, procure o seu significado. Saiba onde está, geográfica e crono¬logicamente. Note as referências à margem ou no rodapé e com¬pare os textos citados com o que você está estudando — Escri¬tura com Escritura.
Você pode desejar fazer o estudo de um assunto especí-» fico, além da sua leitura regular. Isto traz muito proveito. To¬me, por exemplo, uma concordância bíblica e procure a pala¬vra céu. Procure cada passagem bíblica sobre este assunto e registre o que encontrou. Você vai ficar entusiasmado com o que aprendeu!
Os comentários bíblicos são esplêndidos, mas não se pren¬da demais a eles. Alguém disse com humor: "A Bíblia lança muita luz sobre os comentários". Qualquer livro que tenha prio¬ridade sobre a Bíblia, torna-se um elemento prejudicial que pode enfraquecer-nos. Ler as palavras dos homens e negligen¬ciar a Palavra de Deus é considerar os livros dos homens mais valiosos. Leia a Bíblia sistematicamente.

LEIA A BÍBLIA COM CONFIANÇA
Por quê? Porque "sem fé" — SEM FÊ — "é impossível agradar" (Hebreus 11:6). A salvação, da mesma forma que o crescimento cristão depende da crença. É necessário que haja fé para entender a Bíblia. Foi exatamente nisto que Israel fa¬lhou. "Mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram" (Hebreus 4:2). É preciso — é preciso — que creiamos em Deus! Devemos ler a Bíblia com confiança.
A Bíblia não está morta, mas viva. Se o Senhor veio pes¬soalmente até você, iria então ignorá-lo? Deus falou a você através da Bíblia! Jamais devemos negligenciá-la. Pense bem! É a Palavra de Deus, e não do homem. Que possamos excla¬mar sinceramente como Samuel: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Samuel 3:9).
Imagine o Sr. José ao fim do dia. Ele está cansado tanto física como mentalmente. Antes de ir para a cama ele lê apres¬sadamente um dos salmos mais curtos. Ora rapidamente e cai na cama. O Sr. José certamente não irá lembrar muito daquilo que leu, pois todas as condições são contrárias.
Em contraste, pense no Sr. José no início do dia. Ele está descansado de corpo e mente. Em um lugar determinado e nu¬ma certa hora, ele começa o dia com Deus. Depois de orar pe¬dindo a orientação do Espírito, ele lê com cuidado, responden¬do a certas perguntas e tomando breves notas daquilo que des¬cobriu. Ocasionalmente precisa procurar um versículo ou com¬parar uma passagem das Escrituras com outra. Depois de um estudo sistemático, ele está pronto para todos os acontecimen¬tos do dia. A Palavra de Deus irá protegê-lo contra o mal. Suas novas descobertas espirituais poderão ser aplicadas e postas em uso. Podemos estar razoavelmente certos de que ele irá "cres¬cer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18).
Para crescer nas coisas de Deus, devemos ler a Bíblia com espírito de oração, com cuidado e sistematicamente, e, acima de tudo, com confiança.

LEMBRETES
O primeiro passo para a pessoa compreender a Bíblia é a conversão.
"Uma hora de acesso íntimo ao trono da graça, onde o Senhor permite que a Sua glória passe diante da alma que O busca, pode dar-lhe mais conhecimento espiritual e consolo do que um dia ou uma semana de conversa com o melhor dos ho¬mens, ou a mais cuidadosa pesquisa de muitos livros". John Newton.
O mesmo Espírito Santo que guiou esses homens ao escre¬verem, deseja guiar-nos hoje a fim de podermos compreender.
Os de Beréia também "examinavam as Escrituras todos os dias". Isto exige esforço, pois as grandes verdades de Deus não são descobertas pelo leitor casual. Diamantes não são encon¬trados nas calçadas.

PERGUNTAS
1. Cite dois versículos das Escrituras que indiquem que a Bíblia é o instrumento de Deus para a salvação e crescimento cristão.
2. Por que a conversão é o primeiro passo para com¬preender a Bíblia?
3. De que forma a oração se relaciona com a compreen¬são das Escrituras? (Salmo 119:18)
4. Como os cristãos de Beréia se tornaram exemplos pa¬ra os cristão de hoje? (Atos 17:11)
5. Cite três maneiras como o cristão deve ler a Bíblia.
6. Por que é essencial que a Bíblia seja lida com con¬fiança?

0 comentários: