CAPÍTULO 11 VOCÊ E A IGREJA

"Também vós, como pedras que vivem, sois edificados ca­sa espiritual" (1 Pedro 2:5).

"A Bíblia ignora a religião solitária." (John Wesley)

"É possível que os homens não leiam o evangelho enca­dernado em pele de foca, ou em marroquim, ou mesmo em tecido, mas não podem fugir do evangelho em sapatos de cou­ro". (Donald Gray Barnhouse)

"A freqüência à igreja é tão vital para um discípulo quan­to a transfusão de um sangue rico e saudável para o enfermo." (Dwight L. Moody)

* * *

VOCÊ PRECISA DA IGREJA E A IGREJA PRECISA DE VOCÊ

A Bíblia diz que somos pedras vivas, unidas umas às ou­tras no edifício de Deus. Para alcançar êxito na vida cristã, to­do convertido, e na verdade todo cristão, precisa da comunhão da Igreja, uma instituição divina e permanente, a respeito da qual Jesus afirmou: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18).

Alguém disse: "Apesar de a Igreja ter muitos críticos, ela não tem rivais".

E apesar da tormenta e tribulação que possa atravessar, ou mesmo que venha a ser negligenciada, a Igreja permanecerá. Ela sobreviverá a todo ataque que lhe for feito, pois é uma instituição de Deus.

POR QUE A IGREJA É IMPORTANTE?

A Igreja é importante por ser uma organização divina, ten­do Cristo como fundamento. E, meu amigo, ela nunca desapa­recerá. Jamais será destruída.

Jesus Cristo é o alicerce da Igreja. Em Efésios 1:22-23, aprendemos que Deus Pai exaltou a Cristo Jesus "e pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre to­das as cousas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas".

O apóstolo Paulo, escrevendo à igreja de Corinto, salien­tou a importância deste fato: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cris­to" (1 Coríntios 3:11). Ele deu instruções aos crentes de Éfeso, ensinando que o relacionamento de amor adequado entre marido e mulher deve assemelhar-se ao que existe entre Cristo e sua Igreja. (Veja Efésios 5:22-25).

Um dos problemas da Igreja é que ela é composta de pessoas como você e eu. A Igreja é uma instituição divina fun­dada por Jesus, mas é também uma instituição humana. Não é uma estufa que opera sob condições ideais em uma atmosfera controlada. É um grupo organizado de santos imperfeitos, ca­da um com suas falhas e deficiências.

Admitimos nossas faltas e queremos corrigir nossas im­perfeições. Mas de tudo o que nos foi dado por Deus, na terra ou no céu, organização alguma é mais significativa do que a Igreja.

O QUE É A IGREJA?

Estou certo de que ao ouvirem a palavra Igreja, muitos pensam imediatamente em um prédio de tijolos com uma tor­re alta e impressiva. Mas a Bíblia nunca fala da Igreja deste modo.

Na realidade, a palavra grega ekklesia, traduzida como igreja no Novo Testamento, refere-se a uma assembléia de cris­tãos ou ao Corpo de Cristo composto de todas as pessoas no mundo que receberam a Jesus Cristo como Salvador. Em 1 Coríntios 1:2 lemos: ". . .todos que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo". Isto se refere ao Corpo místico de Cristo, freqüentemente chamado de Noiva de Cris­to, ou Igreja universal. Todavia, esse mesmo versículo come­ça: "À igreja de Deus que está em Corinto", referindo-se cla­ramente à congregação local de crentes em Corinto.

A palavra ekklesia é composta de dois termos separados, a preposição ek, significando "fora de", e o verbo kaléo, que significa "chamar". A Igreja é um grupo de pessoas "chama­das para fora", um povo separado por Deus para Si mesmo.

Quando a palavra ekklesia ou igreja aparece no Novo Tes­tamento, ela geralmente se refere a um corpo de crentes agru­pado em um lugar definido; ou, um grupo organizado de pes­soas em uma comunidade local, que aceita as Escrituras como base de fé e comportamento.

P.T. Forsythe referiu-se à igreja local como se fosse o "fruto da Igreja universal". A importância da igreja local é imen­sa, sendo ela usada por Deus para realizar a sua obra aqui na terra.

Um amigo me disse certo dia: "Não pertenço a uma igre­ja específica, pois não vejo tal mandamento na Bíblia". Mas, se esse amigo tivesse realmente estudado a Bíblia, teria com­preendido que a assembléia local é grandemente enfatizada atra­vés de todo o Novo Testamento. O livro de Atos infere que no Dia de Pentecostes três mil novos crentes foram acrescenta­dos à igreja em Jerusalém. Mais tarde, no livro de Atos, lemos que a igreja local de Antioquia ordenou Paulo e Barnabé e os enviou em viagem»missionária.

O apóstolo João recebeu sete mensagens do próprio Se­nhor, dirigidas às sete igrejas locais. Paulo e seus companhei­ros passaram muitos anos trabalhando para estabelecer e for­talecer assembléias locais. Nove das treze epístolas que ele escreveu sob a orientação do Espírito Santo foram endereçadas a igrejas locais.

Em nossos dias, e em algumas denominações evangélicas, é a igreja local que escolhe missionários e os sustenta. É a igre­ja local que mantém escolas dominicais, que ajuda os pobres, que realiza cultos de adoração, edificação e evangelismo. É a igreja local que serve como instrumento humano para realizar o trabalho de Deus aqui na terra. E justamente porque o traba­lho de Deus deve continuar e continuará é que existe um futu­ro para a Igreja de Jesus Cristo.

A IGREJA APOSTÓLICA

O capítulo 2 do Livro de Atos relata vividamente a his­tória dessa primeira igreja em Jerusalém, dando uma clara ilus­tração de como o Espírito Santo foi derramado. Em Atos 2:41 lemos: "Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas".

Aqueles primeiros crentes receberam a Palavra de Deus. Concordaram com a acusação bíblica de culpa e pecado, e tive­ram uma experiência com o Cristo vivo. Como resultado dessa experiência salvadora, tornaram-se parte do Corpo de Cristo, a Igreja.

Os cristãos, através dos séculos, descobriram ser-lhes ne­cessário ter comunhão uns com os outros. O escritor de He-breus fala disto quando declara: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns" (Hebreus 10:25). Martinho Lutero coloca a situação nestes termos: "Reunir-se com o povo de Deus em adoração comum ao Pai é tão necessário para a vida cristã quanto a oração".

Há algum tempo atrás eu sugeri a um crente de muitos anos de convertido que deveria procurar uma igreja onde ele e sua família pudessem tornar-se ativos. Mas ele me respon­deu: "Não acho necessário ser membro de uma igreja para ser cristão".

Tecnicamente, meu amigo estava certo. A filiação a uma igreja tem pouco a ver com a salvação. Mas, pelo lado prático, estava errado. Disse-lhe então que uma pessoa poderia cruzar o oceano sem fazer uso de um avião ou de um navio, mas que eu não recomendaria uma aventura como essa. Lembrei tam­bém os tubarões que ela poderia encontrar. A igreja é com to­da a certeza o veículo de Deus para nos transportar através dos mares turbulentos de nossa jornada nesta terra. Caro amigo, é um erro colossal ignorar a Igreja!

Você, crente amigo, precisa da Igreja e ela precisa de você!

POR QUE SER MEMBRO DA IGREJA?

De tempos a tempos tenho tido de enfrentar as desculpas de pessoas que não querem envolver-se com uma igreja local. "Os membros da igreja têm tantas falhas", dizem alguns. "Há tantos hipócritas na igreja", afirmam outros. De minha parte estou certo de que isso é verdade. Jamais houve uma igreja perfeita, ou um cristão perfeito. Até mesmo as igrejas do pri­meiro século tinham os seus problemas. A verdade é que as pessoas com problemas precisam da Igreja da mesma forma que os doentes precisam do hospital.

Uma vez que a pessoa tenha recebido a Jesus Cristo co­mo Salvador pessoal, ela precisa ser edificada na fé. Precisa re­ceber instrução espiritual e partilhar com outros cristãos — a fim de ter oportunidade para a comunhão cristã. A Igreja, me­diante os seus ministérios, é um instrumento de treinamento e fornece uma atmosfera propícia ao crescimento espiritual.

Todo cristão precisa da Igreja e de seu povo nas horas di­fíceis. A comunhão de crentes forma uma unidade vital que inspira força e conforto. Quantos cristãos, vencidos pela triste­za, foram confortados por outros! Somente os que passaram por horas de tribulação podem dizer:

"Abençoado o elo que une nossos corações em amor

[cristão,

A comunhão de mentes afins se assemelha àquela lá do

[alto." (John Fawcett)

Paulo mostrou que apreciava a comunhão com outros cristãos. "Dou graças ao meu Deus por tudo o que recordo de vós. . . pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora" (Filipenses 1:3-5). Sim, você precisa da Igreja e ela de você.

Não basta freqüentar e contribuir. Você é necessário — seu exemplo santo, sua presença, suas orações, sua influência, tudo o que você é — existe necessidade disso. Os ímpios não escondem suas trevas, e nós não devemos ocultar a nossa luz. A Igreja precisa certamente de você.

QUAL É O MINISTÉRIO DA IGREJA?

A Igreja deve ajudar seus membros a crescer de toda for­ma possível. A Igreja é um berçário para os recém-nascidos, e um lugar de adoração, educação e treinamento para o crente amadurecido.

É interessante observar as características da primeira igre­ja como apresentada em Atos 2:41-47. Num prazo de setenta anos aqueles cristãos atravessaram montanhas e mares encapelados para abalar a cidade imperial de Roma com o evange­lho de Jesus Cristo. Atos 2 mostra que essa Igreja possuía:

1. Membros salvos (v. 41)

2. Membros fiéis (v. 42)

3. Membros dispostos a sacrificar-se (vs. 44-45).

4. Membros serviçais (v. 46)

5. Membros cheios do Espírito (v. 47)

A Igreja pós-apostólica era igualmente evangelística; mes­mo em face de cruel perseguição, a Igreja avançava para evangelizar. Desde que gozamos hoje da sucessão apostólica, seria bom também que pudéssemos experimentar o sucesso apostó­lico.

A Bíblia ensina claramente que o programa da Igreja é a evangelização do mundo. Cristo estabeleceu a Igreja a fim de alcançar o mundo perdido. A missão e ministério da Igreja es­tão resumidos no mandamento de Cristo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco até a consumação do século" (Mateus 28:19-20).

Bilhões de pessoas estão incluídas nesta comissão. As mis­sões são a missão da Igreja. As últimas palavras de Jesus salien­taram o plano de ação para a Igreja: "Sereis minhas testemu­nhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" (Atos 1:8). Eles deviam começar em sua própria casa. Pedro e João tinham testemunhado a morte e ressurreição de Cristo e, portanto, responderam: "Não pode­mos deixar de falar das cousas que vimos e ouvimos" (Atos 4:20).

A necessidade atual é maior do que nunca o foi antes. Nós também devemos partilhar o Evangelho, pois a ordem de Cristo continua sendo a nossa missão. Vamos proclamar o Evan­gelho em hora oportuna ou inoportuna, nas estradas e ata­lhos, em público e em particular, de janeiro a dezembro, a ca­da dia de cada semana, a cada semana de cada mês, a cada mês de cada ano, até que todo o trabalho seja feito. A promes­sa inquebrantável de Cristo é esta: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mateus 28:20).

LEMBRETES

Segundo a Palavra de Deus, a Igreja é uma instituição permanente, divina, que jamais será destruída (Mateus 16:18).

Um dos problemas da Igreja é o fato de ser composta de pessoas como você e eu. A Igreja é uma instituição divina fun­dada por Jesus, mas é também uma instituição humana. Não é uma estufa que opera sob condições ideais em uma atmosfera controlada. É um grupo organizado de santos imperfeitos, cada um com suas falhas e deficiências.

A Igreja é um grupo de pessoas chamadas para fora, um povo separado por Deus para si mesmo.

"A freqüência à igreja é tão vital para um discípulo quan­to a transfusão de um sangue rico e saudável para o enfermo." (D.L. Moody)

Jamais houve uma igreja perfeita ou um cristão perfeito.

As pessoas com problemas precisam da Igreja da mesma forma que os doentes precisam do hospital.

PERGUNTAS

1. Por que a Igreja é importante, segundo Mateus 16:18 e Efésios 1:22?

2. O que é a Igreja?

3. Explique a diferença entre a Igreja local e a Igreja univer­sal, segundo 1 Coríntios 1:2.

4. Cite algumas das razões pelas quais os cristãos devem fi­liar-se a um grupo local.

5. Cite cinco características da Igreja apostólica como dadas em Atos 2:41-47.

6. Apesar da Igreja existir para ajudar o crescimento cristão, qual é o seu programa em relação ao mundo?

0 comentários: